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Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Tijolos de adobe de solo-cimento com adição de resíduo de recapagem de pneus
Autor(es): Novato, Fernanda Gabriela Cardoso Alves
Orientador(a): Lobato, Raul Tadeu
Membro da Banca: Lobato, Raul Tadeu
Membro da Banca: Aguiar, Wagner Mendonça Alves
Membro da Banca: Campos, Igor Aureliano Miranda Silva
Resumo : Os resíduos da construção civil são responsáveis por grande parte dos prejuízos ao meio ambiente, não sendo, na maioria dos casos, descartados de forma adequada ou não tendo seu potencial para reuso aproveitado. Visando minimizar os danos, podem ser empregados meios para reduzir ou reaproveitar os resíduos gerados. Nesse contexto, a utilização do adobe estabilizado com cimento para construção civil é uma prática que gera menores impactos se comparado as técnicas convencionais de construções, apresentando a possibilidade do seu reaproveitamento diversas vezes, uma vez que pode ser umedecido e remoldado, não precisa passar pelo processo de queima, é economicamente viável, utiliza uma quantia de cimento muito inferior que os processos construtivos convencionais e, utiliza o solo como matéria-prima, que é um material renovável e abundante. Os pneus, são outro tipo de resíduo, que não são, necessariamente, oriundos da construção civil, mas que também causam diversos danos ao meio ambiente e, na maioria das vezes, também não possuem um descarte correto. Deste modo, este trabalho propôs a utilização da borracha dos pneus em conjunto com um solo-cimento, para confeccionar tijolos de adobe e analisar suas propriedades físicas e viabilidade para aplicação. Para isso, foram feitos ensaios de resistência, durabilidade, retração e absorção. Os blocos confeccionados com esse tipo de adição não apresentaram melhorias significativas de resistência à compressão e absorção de água, porém apresentaram menor retração e maior durabilidade que os blocos de adobe sem a adição de fibras de borracha.
Resumo em lingua estrangeira: The civil construction waste is responsible for a large part of the damage to the environment, and is not, in most cases, disposed of properly or not having its potential for reuse. In order to minimize damages, means may be employed to reduce or reuse waste generated. In this context, the use of stabilized adobe with cement for civil construction is a practice that generates smaller impacts, presenting the possibility of its reuse several times, since it can be moistened and remolded, does not have to go through the burning process, is economically feasible , uses a much lower amount of cement than conventional construction processes, and uses the soil as a raw material, which is a renewable and abundant material. Tires are another type of waste, which is not necessarily the result of civil construction, but also causes a lot of damage to the environment and, most of the time, also does not have a correct disposal. Thus, this work proposed to add tire rubber in a soil-cement matrix, to make adobe bricks and analyze their physical properties and feasibility for application. For this, tests of resistance, durability, retraction and absorption were made. The blocks made with this type of addition did not show significant improvements in compressive strength and water absorption, but presented lower retraction and greater durability than the blocks of adobe without the addition of rubber fibers.
Palavra-chave: Adobe
Solo-cimento
Borracha
Resíduos
Sustentabilidade
Palavra-chave em lingua estrangeira: Adobe
Soil-cement
Rubber
Waste
Sustainability
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUA - Araguaia
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaia
Curso: Engenharia Civil - CUA
Referência: NOVATO, Fernanda Gabriela Cardoso Alves. Tijolos de adobe de solo-cimento com adição de resíduo de recapagem de pneus. 2019. 110 f. TCC (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Barra do Garças, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1058
Data defesa documento: 26-Mar-2019
Aparece na(s) coleção(ções):Engenharia Civil - Araguaia

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