Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1075
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Francisca Aparecida Coinete da-
dc.date.accessioned2019-06-03T20:41:44Z-
dc.date.available2019-02-26-
dc.date.available2019-06-03T20:41:44Z-
dc.date.issued2018-11-27-
dc.identifier.citationSILVA, Francisca Aparecida Coinete da. Metodologia do ensino da geografia na educação básica: revisão teórica e discussões práticas para o ensino. 2018. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Sociedade, Política e Cidadania: olhares transdisciplinares) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/1075-
dc.description.provenanceSubmitted by Rosa Maria Santos (rosi_marsantos@yahoo.com.br) on 2019-06-03T20:41:27Z No. of bitstreams: 2 TCCP_2018_Francisca Aparecida Coinete da Silva.pdf: 160149 bytes, checksum: 158d6a9a034e47cd004242e322a9e678 (MD5) Autorização_Francisca Aparecida Coinete da Silva.pdf: 312107 bytes, checksum: 23f05d133614079c9ccb9054459543a0 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rosa Maria Santos (rosi_marsantos@yahoo.com.br) on 2019-06-03T20:41:44Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TCCP_2018_Francisca Aparecida Coinete da Silva.pdf: 160149 bytes, checksum: 158d6a9a034e47cd004242e322a9e678 (MD5) Autorização_Francisca Aparecida Coinete da Silva.pdf: 312107 bytes, checksum: 23f05d133614079c9ccb9054459543a0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-03T20:41:44Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCCP_2018_Francisca Aparecida Coinete da Silva.pdf: 160149 bytes, checksum: 158d6a9a034e47cd004242e322a9e678 (MD5) Autorização_Francisca Aparecida Coinete da Silva.pdf: 312107 bytes, checksum: 23f05d133614079c9ccb9054459543a0 (MD5) Previous issue date: 2018-11-27en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleMetodologia do ensino da geografia na educação básica : revisão teórica e discussões práticas para o ensinopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Sturza, José Adolfo Iriam-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1160588187827811pt_BR
dc.contributor.referee1Sturza, José Adolfo Iriam-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1160588187827811pt_BR
dc.description.resumoA Geografia é uma disciplina da Área de Ciências Humanas e Sociais e suas Tecnologias. Requer uma forma dialética de trabalho, devendo der marcada de questionamentos, discussões e construção da aprendizagem. Tem por princípio a formação de alunos críticos, criativos, reflexivos e atentos as desigualdades sociais, com possibilidade de interferir de forma ativa na transformação da sociedade. Porém, para que isso aconteça é necessário repensar sobre o papel da escola, do aluno, da comunidade, do professor e da didática como: as teorias de aprendizagem, métodos, metodologias, técnicas e atividades de ensino que são adotadas pelos professores, frente as salas de aulas, em escolas com poucos investimentos e os pais ou responsáveis por vezes, ausentes. Neste universo, surge a Metodologia da Sequência Didática de Antoni Zabala, como transformadora da prática docente, pela sequência de conteúdos aliados a técnicas, estratégias e atividades diversificadas de ensino, fundamentadas na Teoria Construtivista Sociointeracionista. É fundamental que o professor tenha condições de alinhar os documentos norteadores, saber planejar e direcionar o planejamento como possibilidade de luta e não somente como uma atividade meramente formativa do seu trabalho docente. Como fonte de pesquisa para esse artigo foi utilizado referências bibliográficas de Teoria de Aprendizagem. Psicologia de Educação, Método e Metodologia, respaldando um entrelaçar de ideias.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolispt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUR - Rondonopólispt_BR
dc.publisher.programHistória - CURpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.subject.keywordPlanejamentopt_BR
dc.subject.keywordTécnicas de ensinopt_BR
dc.subject.keywordSequência didáticapt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Sociedade, política e cidadania: olhares transdisciplinares - CUR

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCP_2018_Francisca Aparecida Coinete da Silva.pdf156.4 kBAdobe PDFVer/Abrir
Autorização_Francisca Aparecida Coinete da Silva.pdf304.79 kBAdobe PDFVer/Abrir    Request a copy


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.