Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/1075
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Francisca Aparecida Coinete da | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-03T20:41:44Z | - |
dc.date.available | 2019-02-26 | - |
dc.date.available | 2019-06-03T20:41:44Z | - |
dc.date.issued | 2018-11-27 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Francisca Aparecida Coinete da. Metodologia do ensino da geografia na educação básica: revisão teórica e discussões práticas para o ensino. 2018. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Sociedade, Política e Cidadania: olhares transdisciplinares) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bdm.ufmt.br/handle/1/1075 | - |
dc.description.provenance | Submitted by Rosa Maria Santos (rosi_marsantos@yahoo.com.br) on 2019-06-03T20:41:27Z No. of bitstreams: 2 TCCP_2018_Francisca Aparecida Coinete da Silva.pdf: 160149 bytes, checksum: 158d6a9a034e47cd004242e322a9e678 (MD5) Autorização_Francisca Aparecida Coinete da Silva.pdf: 312107 bytes, checksum: 23f05d133614079c9ccb9054459543a0 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Rosa Maria Santos (rosi_marsantos@yahoo.com.br) on 2019-06-03T20:41:44Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TCCP_2018_Francisca Aparecida Coinete da Silva.pdf: 160149 bytes, checksum: 158d6a9a034e47cd004242e322a9e678 (MD5) Autorização_Francisca Aparecida Coinete da Silva.pdf: 312107 bytes, checksum: 23f05d133614079c9ccb9054459543a0 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-06-03T20:41:44Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCCP_2018_Francisca Aparecida Coinete da Silva.pdf: 160149 bytes, checksum: 158d6a9a034e47cd004242e322a9e678 (MD5) Autorização_Francisca Aparecida Coinete da Silva.pdf: 312107 bytes, checksum: 23f05d133614079c9ccb9054459543a0 (MD5) Previous issue date: 2018-11-27 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Metodologia do ensino da geografia na educação básica : revisão teórica e discussões práticas para o ensino | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Sturza, José Adolfo Iriam | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1160588187827811 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Sturza, José Adolfo Iriam | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1160588187827811 | pt_BR |
dc.description.resumo | A Geografia é uma disciplina da Área de Ciências Humanas e Sociais e suas Tecnologias. Requer uma forma dialética de trabalho, devendo der marcada de questionamentos, discussões e construção da aprendizagem. Tem por princípio a formação de alunos críticos, criativos, reflexivos e atentos as desigualdades sociais, com possibilidade de interferir de forma ativa na transformação da sociedade. Porém, para que isso aconteça é necessário repensar sobre o papel da escola, do aluno, da comunidade, do professor e da didática como: as teorias de aprendizagem, métodos, metodologias, técnicas e atividades de ensino que são adotadas pelos professores, frente as salas de aulas, em escolas com poucos investimentos e os pais ou responsáveis por vezes, ausentes. Neste universo, surge a Metodologia da Sequência Didática de Antoni Zabala, como transformadora da prática docente, pela sequência de conteúdos aliados a técnicas, estratégias e atividades diversificadas de ensino, fundamentadas na Teoria Construtivista Sociointeracionista. É fundamental que o professor tenha condições de alinhar os documentos norteadores, saber planejar e direcionar o planejamento como possibilidade de luta e não somente como uma atividade meramente formativa do seu trabalho docente. Como fonte de pesquisa para esse artigo foi utilizado referências bibliográficas de Teoria de Aprendizagem. Psicologia de Educação, Método e Metodologia, respaldando um entrelaçar de ideias. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUR - Rondonopólis | pt_BR |
dc.publisher.program | História - CUR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
dc.subject.keyword | Planejamento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Técnicas de ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sequência didática | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | Sociedade, política e cidadania: olhares transdisciplinares - CUR |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCCP_2018_Francisca Aparecida Coinete da Silva.pdf | 156.4 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
Autorização_Francisca Aparecida Coinete da Silva.pdf | 304.79 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir Request a copy |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.