Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1075
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Metodologia do ensino da geografia na educação básica : revisão teórica e discussões práticas para o ensino
Autor(es): Silva, Francisca Aparecida Coinete da
Orientador(a): Sturza, José Adolfo Iriam
Membro da Banca: Sturza, José Adolfo Iriam
Resumo : A Geografia é uma disciplina da Área de Ciências Humanas e Sociais e suas Tecnologias. Requer uma forma dialética de trabalho, devendo der marcada de questionamentos, discussões e construção da aprendizagem. Tem por princípio a formação de alunos críticos, criativos, reflexivos e atentos as desigualdades sociais, com possibilidade de interferir de forma ativa na transformação da sociedade. Porém, para que isso aconteça é necessário repensar sobre o papel da escola, do aluno, da comunidade, do professor e da didática como: as teorias de aprendizagem, métodos, metodologias, técnicas e atividades de ensino que são adotadas pelos professores, frente as salas de aulas, em escolas com poucos investimentos e os pais ou responsáveis por vezes, ausentes. Neste universo, surge a Metodologia da Sequência Didática de Antoni Zabala, como transformadora da prática docente, pela sequência de conteúdos aliados a técnicas, estratégias e atividades diversificadas de ensino, fundamentadas na Teoria Construtivista Sociointeracionista. É fundamental que o professor tenha condições de alinhar os documentos norteadores, saber planejar e direcionar o planejamento como possibilidade de luta e não somente como uma atividade meramente formativa do seu trabalho docente. Como fonte de pesquisa para esse artigo foi utilizado referências bibliográficas de Teoria de Aprendizagem. Psicologia de Educação, Método e Metodologia, respaldando um entrelaçar de ideias.
Palavra-chave: Planejamento
Técnicas de ensino
Sequência didática
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUR - Rondonopólis
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis
Curso: História - CUR
Referência: SILVA, Francisca Aparecida Coinete da. Metodologia do ensino da geografia na educação básica: revisão teórica e discussões práticas para o ensino. 2018. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Sociedade, Política e Cidadania: olhares transdisciplinares) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1075
Data defesa documento: 27-Nov-2018
Aparece na(s) coleção(ções):Sociedade, política e cidadania: olhares transdisciplinares - CUR

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCP_2018_Francisca Aparecida Coinete da Silva.pdf156.4 kBAdobe PDFVer/Abrir
Autorização_Francisca Aparecida Coinete da Silva.pdf304.79 kBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.