Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/1075
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Metodologia do ensino da geografia na educação básica : revisão teórica e discussões práticas para o ensino |
Autor(es): | Silva, Francisca Aparecida Coinete da |
Orientador(a): | Sturza, José Adolfo Iriam |
Membro da Banca: | Sturza, José Adolfo Iriam |
Resumo : | A Geografia é uma disciplina da Área de Ciências Humanas e Sociais e suas Tecnologias. Requer uma forma dialética de trabalho, devendo der marcada de questionamentos, discussões e construção da aprendizagem. Tem por princípio a formação de alunos críticos, criativos, reflexivos e atentos as desigualdades sociais, com possibilidade de interferir de forma ativa na transformação da sociedade. Porém, para que isso aconteça é necessário repensar sobre o papel da escola, do aluno, da comunidade, do professor e da didática como: as teorias de aprendizagem, métodos, metodologias, técnicas e atividades de ensino que são adotadas pelos professores, frente as salas de aulas, em escolas com poucos investimentos e os pais ou responsáveis por vezes, ausentes. Neste universo, surge a Metodologia da Sequência Didática de Antoni Zabala, como transformadora da prática docente, pela sequência de conteúdos aliados a técnicas, estratégias e atividades diversificadas de ensino, fundamentadas na Teoria Construtivista Sociointeracionista. É fundamental que o professor tenha condições de alinhar os documentos norteadores, saber planejar e direcionar o planejamento como possibilidade de luta e não somente como uma atividade meramente formativa do seu trabalho docente. Como fonte de pesquisa para esse artigo foi utilizado referências bibliográficas de Teoria de Aprendizagem. Psicologia de Educação, Método e Metodologia, respaldando um entrelaçar de ideias. |
Palavra-chave: | Planejamento Técnicas de ensino Sequência didática |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUR - Rondonopólis |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis |
Curso: | História - CUR |
Referência: | SILVA, Francisca Aparecida Coinete da. Metodologia do ensino da geografia na educação básica: revisão teórica e discussões práticas para o ensino. 2018. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Sociedade, Política e Cidadania: olhares transdisciplinares) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/1075 |
Data defesa documento: | 27-Nov-2018 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Sociedade, política e cidadania: olhares transdisciplinares - CUR |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCCP_2018_Francisca Aparecida Coinete da Silva.pdf | 156.4 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
Autorização_Francisca Aparecida Coinete da Silva.pdf | 304.79 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir Acesso Restrito. |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.