Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1078
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O espaço escolar e a (in) visibilidade social dos funcionários de apoio administrativo educacional na Escola Estadual Daniel Martins Moura
Autor(es): Paula, Grazielle Santana de
Orientador(a): Pereira, Antutérpio Dias
Membro da Banca: Pereira, Antutérpio Dias
Resumo : O presente artigo possui como principal abordagem o espaço escolar e a invisibilidade dos funcionários de apoio administrativo educacional na Escola Estadual Daniel Martins Moura, situada na cidade de Rondonópolis/MT. Cujo intuito principal era de alcançar informações pertinentes ao tema. O objetivo geral da pesquisa foi delineado para compreender o espaço escolar e a invisibilidade dos funcionários do Apoio Administrativo Educacional na Escola Estadual Daniel Martins Moura. Assim, a metodologia de pesquisa respaldou-se em ferramentas como a pesquisa bibliográfica, descritiva, com aplicação de entrevistas junto a alunos, professores e AAEs da escola, que por meio de uma abordagem quantitativa analisou-se que há muita desigualdade entre funcionários que ali trabalham, sendo injusto que o profissional de AAEs não possui um espaço escolar destinado a si, o que demonstra a sua invisibilidade social, realidade esta que tem que ser revista.
Resumo em lingua estrangeira: The present monographic work has as main approach the theme the school space and the invisibility of the employees of educational administrative support at the Daniel Martins Moura State School, located in the city of Rondonópolis/MT. In order to achieve this, the general objective of the research was designed to understand the school space and the invisibility of the employees of Administrative Support Educational at the Daniel Martins de Moura School. Thus, the research methodology was based on tools such as bibliographic descriptive research, with interviews with students, teachers and AAEs of the school, which through a quantitative approach analyzed that there is a lot of inequality among employees who work, and it is unfair that the2 professional of SEA does not have a school space for themselves, which demonstrates their social invisibility, a reality that has to be reviewed.
Palavra-chave: Invisibilidade
AAEs
Espaço Escolar
Palavra-chave em lingua estrangeira: Invisibility
AAEs
School Space
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUR - Rondonopólis
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis
Programa: História - CUR
Referência: PAULA, Grazielle Santana de. O espaço escolar e a (in) visibilidade social dos funcionários de apoio administrativo educacional na Escola Estadual Daniel Martins Moura. 2018. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Sociedade, Política e Cidadania: olhares transdisciplinares) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1078
Data defesa documento: 23-Oct-2018
Aparece na(s) coleção(ções):Sociedade, política e cidadania: olhares transdisciplinares - CUR

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCP_2018_Grazielle Santana de Paula.pdf332.32 kBAdobe PDFVer/Abrir
Autorização_Grazielle Santana de Paula.pdf934.34 kBAdobe PDFVer/Abrir    Request a copy


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.