Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/1078
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O espaço escolar e a (in) visibilidade social dos funcionários de apoio administrativo educacional na Escola Estadual Daniel Martins Moura |
Autor(es): | Paula, Grazielle Santana de |
Orientador(a): | Pereira, Antutérpio Dias |
Membro da Banca: | Pereira, Antutérpio Dias |
Resumo : | O presente artigo possui como principal abordagem o espaço escolar e a invisibilidade dos funcionários de apoio administrativo educacional na Escola Estadual Daniel Martins Moura, situada na cidade de Rondonópolis/MT. Cujo intuito principal era de alcançar informações pertinentes ao tema. O objetivo geral da pesquisa foi delineado para compreender o espaço escolar e a invisibilidade dos funcionários do Apoio Administrativo Educacional na Escola Estadual Daniel Martins Moura. Assim, a metodologia de pesquisa respaldou-se em ferramentas como a pesquisa bibliográfica, descritiva, com aplicação de entrevistas junto a alunos, professores e AAEs da escola, que por meio de uma abordagem quantitativa analisou-se que há muita desigualdade entre funcionários que ali trabalham, sendo injusto que o profissional de AAEs não possui um espaço escolar destinado a si, o que demonstra a sua invisibilidade social, realidade esta que tem que ser revista. |
Resumo em lingua estrangeira: | The present monographic work has as main approach the theme the school space and the invisibility of the employees of educational administrative support at the Daniel Martins Moura State School, located in the city of Rondonópolis/MT. In order to achieve this, the general objective of the research was designed to understand the school space and the invisibility of the employees of Administrative Support Educational at the Daniel Martins de Moura School. Thus, the research methodology was based on tools such as bibliographic descriptive research, with interviews with students, teachers and AAEs of the school, which through a quantitative approach analyzed that there is a lot of inequality among employees who work, and it is unfair that the2 professional of SEA does not have a school space for themselves, which demonstrates their social invisibility, a reality that has to be reviewed. |
Palavra-chave: | Invisibilidade AAEs Espaço Escolar |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Invisibility AAEs School Space |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUR - Rondonopólis |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis |
Programa: | História - CUR |
Referência: | PAULA, Grazielle Santana de. O espaço escolar e a (in) visibilidade social dos funcionários de apoio administrativo educacional na Escola Estadual Daniel Martins Moura. 2018. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Sociedade, Política e Cidadania: olhares transdisciplinares) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/1078 |
Data defesa documento: | 23-Oct-2018 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Sociedade, política e cidadania: olhares transdisciplinares - CUR |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCCP_2018_Grazielle Santana de Paula.pdf | 332.32 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
Autorização_Grazielle Santana de Paula.pdf | 934.34 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir Request a copy |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.