Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1081
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O retrato das mulheres negras na obra O cortiço e as perspectivas emancipadoras na contemporaneidade
Autor(es): Ricardo, Jailsa Rodrigues da Silva
Orientador(a): Feix, Plínio José
Membro da Banca: Feix, Plinio José
Membro da Banca: Baldan, Merilin
Resumo : A presente pesquisa semeia sua investigação sobre a emancipação social das mulheres negras na contemporaneidade, a partir da análise da obra literária O cortiço (1890) de Aluísio Azevedo. O desenvolvimento deu-se por meio da pesquisa bibliográfica em leituras e análises baseadas em autores que abordam sobre o tema, pautado no olhar histórico e social em que estão configuradas as personagens femininas negras presentes na narrativa da obra literária em questão. A pesquisadora buscou traçar um paralelo sobre as condições em que viviam e sobreviviam no século XIX as mulheres negras retratadas por Azevedo e como essas mulheres da atualidade têm alcançado conquistas emancipadoras através da luta em movimentos feministas, avançando na direção da alteração das relações sociais que as separam em gênero, raça e classe. Esses movimentos de mulheres, apesar de todas as dificuldades, propiciam visibilidade social e conquista de direitos, permitindo um processo de construção de relações sociais mais igualitárias em termos de classes, cor e gênero.
Resumo em lingua estrangeira: La presente investigación siembra su investigación sobre la emancipación social de las mujeres negras en la contemporaneidad, a partir del análisis de la obra literaria El cortijo (1890) de Aluísio Azevedo. El desarrollo se dio a través de la investigación bibliográfica en lecturas y análisis basados en autores que abordan sobre el tema, pautado en la mirada histórica y social en que están configuradas las personajes femininas negras presentes en la narrativa de la obra literaria en cuestión. La investigadora buscó trazar un paralelo sobre las condiciones en que vivían y sobrevivían en el siglo XIX las mujeres negras retratadas por Azevedo y cómo esas mujeres de la actualidad han alcanzado conquistas emancipadoras a través de la lucha en movimientos feministas, avanzando hacia la alteración de las relaciones sociales que las separan en género, raza y clase. Estos movimientos de mujeres, a pesar de todas las dificultades, propician visibilidad social y conquista de derechos, permitiendo un proceso de construcción de relaciones sociales más igualitarias en términos de clases, color y género.
Palavra-chave: Mulheres Negras
Discriminação
Emancipação
Palavra-chave em lingua estrangeira: Mujeres Negras
Discriminación
Emancipación
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUR - Rondonopólis
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis
Curso: História - CUR
Referência: RICARDO, Jailsa Rodrigues da Silva. O retrato das mulheres negras na obra O cortiço e as perspectivas emancipadoras na contemporaneidade. 2018. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Sociedade, Política e Cidadania: olhares transdisciplinares) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1081
Data defesa documento: 21-Nov-2018
Aparece na(s) coleção(ções):Sociedade, política e cidadania: olhares transdisciplinares - CUR

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCP_2018_Jailsa Rodrigues da Silva Ricardo.pdf329.74 kBAdobe PDFVer/Abrir
Autorização_Jailsa Rodrigues da Silva Ricardo.pdf1.1 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.