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http://bdm.ufmt.br/handle/1/1091
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Oliveira, Rosemari Gaedke de | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-07T20:34:50Z | - |
dc.date.available | 2019-02-19 | - |
dc.date.available | 2019-06-07T20:34:50Z | - |
dc.date.issued | 2018-11-24 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Rosemari Gaedke de. Análises dos livros didáticos de geografia: a obrigatoriedade do ensino da história e da cultura indígena. 2018. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Sociedade, Política e Cidadania: olhares transdisciplinares) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bdm.ufmt.br/handle/1/1091 | - |
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dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Análises dos livros didáticos de geografia : a obrigatoriedade do ensino da história e da cultura indígena | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ferreira Júnior, Adalto Vieira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9885084083589788 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ferreira Júnior, Adalto Vieira | - |
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dc.contributor.referee2 | Rocha, Jovelina Lenir Carlini da | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2139400062383809 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Feix, Plínio José | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/0131835210536778 | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo deste estudo é analisar se os livros didáticos de geografia do ensino médio apresentam a história e cultura indígena e mostrar aos pesquisadores e estudantes de temáticas indígenas a possibilidade de usufruir dos livros didáticos de geografia para pesquisas e conhecimentos. Esses livros separados para a pesquisa advêm através do Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM), do ano de 2017, que foram enviados às unidades escolares para a escolha do livro didático do ensino médio do triênio 2018 – 2020. As análises se pautaram na lei 11.645/08, que inclui no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática da história e da cultura afro-brasileira e indígena. O Brasil é um país de grandes extensões territoriais e de imensa diversidade étnica cultural. Porém, no que tange ao ensino, percebe-se que ocorrem apresentações de trabalhos escolares na temática indígena numa visão do senso comum como, por exemplo: Índio só se veste de penas; ou pintura corporal; de que só vive da caça e pesca. Este problema compromete os objetivos pretendidos com a Lei 11.645/08. A cultura indígena possui um imenso universo de manifestações que são necessárias para a compreensão deste povo. O livro didático pode ser um aliado e facilitador na mediação entre professor e estudante, resultando num rico processo de aprendizagem para ambos. Entendemos que os livros didáticos ainda são a fonte mais utilizada para pesquisa dos estudantes. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUR - Rondonopólis | pt_BR |
dc.publisher.program | História - CUR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
dc.subject.keyword | Indígena | pt_BR |
dc.subject.keyword | Lei 11.645/08 | pt_BR |
dc.subject.keyword | Livros Didáticos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino Médio | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | Sociedade, política e cidadania: olhares transdisciplinares - CUR |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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