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Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Rosemari Gaedke de-
dc.date.accessioned2019-06-07T20:34:50Z-
dc.date.available2019-02-19-
dc.date.available2019-06-07T20:34:50Z-
dc.date.issued2018-11-24-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Rosemari Gaedke de. Análises dos livros didáticos de geografia: a obrigatoriedade do ensino da história e da cultura indígena. 2018. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Sociedade, Política e Cidadania: olhares transdisciplinares) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/1091-
dc.description.provenanceSubmitted by Rosa Maria Santos (rosi_marsantos@yahoo.com.br) on 2019-06-07T20:34:22Z No. of bitstreams: 2 TCCP_2018_Rosemari Gaedke de Oliveira.pdf: 773544 bytes, checksum: 01d96bb7015b1c0181e76a71a79d9dd0 (MD5) Autorização_Rosemari Gaedke de Oliveira.pdf: 1134968 bytes, checksum: 14ff57fe0116cffbe608d1c7db79373e (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAnálises dos livros didáticos de geografia : a obrigatoriedade do ensino da história e da cultura indígenapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira Júnior, Adalto Vieira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9885084083589788pt_BR
dc.contributor.referee1Ferreira Júnior, Adalto Vieira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9885084083589788pt_BR
dc.contributor.referee2Rocha, Jovelina Lenir Carlini da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2139400062383809pt_BR
dc.contributor.referee3Feix, Plínio José-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0131835210536778pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste estudo é analisar se os livros didáticos de geografia do ensino médio apresentam a história e cultura indígena e mostrar aos pesquisadores e estudantes de temáticas indígenas a possibilidade de usufruir dos livros didáticos de geografia para pesquisas e conhecimentos. Esses livros separados para a pesquisa advêm através do Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM), do ano de 2017, que foram enviados às unidades escolares para a escolha do livro didático do ensino médio do triênio 2018 – 2020. As análises se pautaram na lei 11.645/08, que inclui no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática da história e da cultura afro-brasileira e indígena. O Brasil é um país de grandes extensões territoriais e de imensa diversidade étnica cultural. Porém, no que tange ao ensino, percebe-se que ocorrem apresentações de trabalhos escolares na temática indígena numa visão do senso comum como, por exemplo: Índio só se veste de penas; ou pintura corporal; de que só vive da caça e pesca. Este problema compromete os objetivos pretendidos com a Lei 11.645/08. A cultura indígena possui um imenso universo de manifestações que são necessárias para a compreensão deste povo. O livro didático pode ser um aliado e facilitador na mediação entre professor e estudante, resultando num rico processo de aprendizagem para ambos. Entendemos que os livros didáticos ainda são a fonte mais utilizada para pesquisa dos estudantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolispt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUR - Rondonopólispt_BR
dc.publisher.programHistória - CURpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.subject.keywordIndígenapt_BR
dc.subject.keywordLei 11.645/08pt_BR
dc.subject.keywordLivros Didáticospt_BR
dc.subject.keywordEnsino Médiopt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Sociedade, política e cidadania: olhares transdisciplinares - CUR

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