Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1091
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análises dos livros didáticos de geografia : a obrigatoriedade do ensino da história e da cultura indígena
Autor(es): Oliveira, Rosemari Gaedke de
Orientador(a): Ferreira Júnior, Adalto Vieira
Membro da Banca: Ferreira Júnior, Adalto Vieira
Membro da Banca: Rocha, Jovelina Lenir Carlini da
Membro da Banca: Feix, Plínio José
Resumo : O objetivo deste estudo é analisar se os livros didáticos de geografia do ensino médio apresentam a história e cultura indígena e mostrar aos pesquisadores e estudantes de temáticas indígenas a possibilidade de usufruir dos livros didáticos de geografia para pesquisas e conhecimentos. Esses livros separados para a pesquisa advêm através do Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM), do ano de 2017, que foram enviados às unidades escolares para a escolha do livro didático do ensino médio do triênio 2018 – 2020. As análises se pautaram na lei 11.645/08, que inclui no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática da história e da cultura afro-brasileira e indígena. O Brasil é um país de grandes extensões territoriais e de imensa diversidade étnica cultural. Porém, no que tange ao ensino, percebe-se que ocorrem apresentações de trabalhos escolares na temática indígena numa visão do senso comum como, por exemplo: Índio só se veste de penas; ou pintura corporal; de que só vive da caça e pesca. Este problema compromete os objetivos pretendidos com a Lei 11.645/08. A cultura indígena possui um imenso universo de manifestações que são necessárias para a compreensão deste povo. O livro didático pode ser um aliado e facilitador na mediação entre professor e estudante, resultando num rico processo de aprendizagem para ambos. Entendemos que os livros didáticos ainda são a fonte mais utilizada para pesquisa dos estudantes.
Palavra-chave: Indígena
Lei 11.645/08
Livros Didáticos
Ensino Médio
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUR - Rondonopólis
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis
Programa: História - CUR
Referência: OLIVEIRA, Rosemari Gaedke de. Análises dos livros didáticos de geografia: a obrigatoriedade do ensino da história e da cultura indígena. 2018. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Sociedade, Política e Cidadania: olhares transdisciplinares) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1091
Data defesa documento: 24-Nov-2018
Aparece na(s) coleção(ções):Sociedade, política e cidadania: olhares transdisciplinares - CUR

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCP_2018_Rosemari Gaedke de Oliveira.pdf755.41 kBAdobe PDFVer/Abrir
Autorização_Rosemari Gaedke de Oliveira.pdf1.11 MBAdobe PDFVer/Abrir    Request a copy


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.