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http://bdm.ufmt.br/handle/1/1091
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Análises dos livros didáticos de geografia : a obrigatoriedade do ensino da história e da cultura indígena |
Autor(es): | Oliveira, Rosemari Gaedke de |
Orientador(a): | Ferreira Júnior, Adalto Vieira |
Membro da Banca: | Ferreira Júnior, Adalto Vieira |
Membro da Banca: | Rocha, Jovelina Lenir Carlini da |
Membro da Banca: | Feix, Plínio José |
Resumo : | O objetivo deste estudo é analisar se os livros didáticos de geografia do ensino médio apresentam a história e cultura indígena e mostrar aos pesquisadores e estudantes de temáticas indígenas a possibilidade de usufruir dos livros didáticos de geografia para pesquisas e conhecimentos. Esses livros separados para a pesquisa advêm através do Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM), do ano de 2017, que foram enviados às unidades escolares para a escolha do livro didático do ensino médio do triênio 2018 – 2020. As análises se pautaram na lei 11.645/08, que inclui no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática da história e da cultura afro-brasileira e indígena. O Brasil é um país de grandes extensões territoriais e de imensa diversidade étnica cultural. Porém, no que tange ao ensino, percebe-se que ocorrem apresentações de trabalhos escolares na temática indígena numa visão do senso comum como, por exemplo: Índio só se veste de penas; ou pintura corporal; de que só vive da caça e pesca. Este problema compromete os objetivos pretendidos com a Lei 11.645/08. A cultura indígena possui um imenso universo de manifestações que são necessárias para a compreensão deste povo. O livro didático pode ser um aliado e facilitador na mediação entre professor e estudante, resultando num rico processo de aprendizagem para ambos. Entendemos que os livros didáticos ainda são a fonte mais utilizada para pesquisa dos estudantes. |
Palavra-chave: | Indígena Lei 11.645/08 Livros Didáticos Ensino Médio |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUR - Rondonopólis |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis |
Programa: | História - CUR |
Referência: | OLIVEIRA, Rosemari Gaedke de. Análises dos livros didáticos de geografia: a obrigatoriedade do ensino da história e da cultura indígena. 2018. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Sociedade, Política e Cidadania: olhares transdisciplinares) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/1091 |
Data defesa documento: | 24-Nov-2018 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Sociedade, política e cidadania: olhares transdisciplinares - CUR |
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