Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/1093
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Jesus, Sirlene Maria de | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-07T21:18:58Z | - |
dc.date.available | 2019-01-28 | - |
dc.date.available | 2019-06-07T21:18:58Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-20 | - |
dc.identifier.citation | JESUS, Sirlene Maria de. Trabalhando a identidade étnico-racial no ensino fundamental. 2018. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Sociedade, Política e Cidadania: olhares transdisciplinares) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bdm.ufmt.br/handle/1/1093 | - |
dc.description.provenance | Submitted by Rosa Maria Santos (rosi_marsantos@yahoo.com.br) on 2019-06-07T21:18:34Z No. of bitstreams: 2 TCCP_2018_Sirlene Maria de Jesus.pdf: 553308 bytes, checksum: e8fab066def950e98b9e7fb428322c8c (MD5) Autorização_Sirlene Maria de Jesus.pdf: 1009705 bytes, checksum: 6c0cf642681231a172318c1fcda64070 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Rosa Maria Santos (rosi_marsantos@yahoo.com.br) on 2019-06-07T21:18:58Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TCCP_2018_Sirlene Maria de Jesus.pdf: 553308 bytes, checksum: e8fab066def950e98b9e7fb428322c8c (MD5) Autorização_Sirlene Maria de Jesus.pdf: 1009705 bytes, checksum: 6c0cf642681231a172318c1fcda64070 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-06-07T21:18:58Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCCP_2018_Sirlene Maria de Jesus.pdf: 553308 bytes, checksum: e8fab066def950e98b9e7fb428322c8c (MD5) Autorização_Sirlene Maria de Jesus.pdf: 1009705 bytes, checksum: 6c0cf642681231a172318c1fcda64070 (MD5) Previous issue date: 2018-12-20 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Trabalhando a identidade étnico-racial no ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Mariano, Carmem Lúcia Sussel | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6604877443132931 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Mariano, Carmen Lúcia Sussel | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6604877443132931 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Magnabosco, Molise de Bem | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9959133349485600 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Santos, Ronaldo Alves Ribeiro dos | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/5511277548095065 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo tem como objetivo apresentar reflexões construídas a partir de um projeto de intervenção desenvolvido em uma escola pública do município de Rondonópolis-MT, com o objetivo de pensar questões relacionadas ao tema das relações étnico-raciais na infância, por meio de atividades com vídeos, literatura, imagens e desenhos, com alunos do 2º ano do Ensino Fundamental através de uma sequência didática. As representações construídas pelos alunos apontam para a permanência do racismo nesta faixa etária, seja pelo ambiente familiar, pelos filmes, desenhos, enfim, as diversas manifestações culturais e instituições que se fazem presentes na vida desses alunos. Nesse aspecto, reiteramos a necessidade de discussões nas escolas de Ensino Fundamental que potencializem a construção da identidade racial dos alunos negros como algo positivo. Este artigo tem como objetivo apresentar reflexões construídas a partir de um projeto de intervenção desenvolvido em uma escola pública do município de Rondonópolis-MT, com o objetivo de pensar questões relacionadas ao tema das relações étnico-raciais na infância, por meio de atividades com vídeos, literatura, imagens e desenhos, com alunos do 2º ano do Ensino Fundamental através de uma sequência didática. As representações construídas pelos alunos apontam para a permanência do racismo nesta faixa etária, seja pelo ambiente familiar, pelos filmes, desenhos, enfim, as diversas manifestações culturais e instituições que se fazem presentes na vida desses alunos. Nesse aspecto, reiteramos a necessidade de discussões nas escolas de Ensino Fundamental que potencializem a construção da identidade racial dos alunos negros como algo positivo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUR - Rondonopólis | pt_BR |
dc.publisher.program | História - CUR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
dc.subject.keyword | Identidade racial | pt_BR |
dc.subject.keyword | Relações étnico-raciais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Racismo e infância | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | Sociedade, política e cidadania: olhares transdisciplinares - CUR |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCCP_2018_Sirlene Maria de Jesus.pdf | 540.34 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
Autorização_Sirlene Maria de Jesus.pdf | 986.04 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir Request a copy |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.