Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1093
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorJesus, Sirlene Maria de-
dc.date.accessioned2019-06-07T21:18:58Z-
dc.date.available2019-01-28-
dc.date.available2019-06-07T21:18:58Z-
dc.date.issued2018-12-20-
dc.identifier.citationJESUS, Sirlene Maria de. Trabalhando a identidade étnico-racial no ensino fundamental. 2018. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Sociedade, Política e Cidadania: olhares transdisciplinares) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/1093-
dc.description.provenanceSubmitted by Rosa Maria Santos (rosi_marsantos@yahoo.com.br) on 2019-06-07T21:18:34Z No. of bitstreams: 2 TCCP_2018_Sirlene Maria de Jesus.pdf: 553308 bytes, checksum: e8fab066def950e98b9e7fb428322c8c (MD5) Autorização_Sirlene Maria de Jesus.pdf: 1009705 bytes, checksum: 6c0cf642681231a172318c1fcda64070 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rosa Maria Santos (rosi_marsantos@yahoo.com.br) on 2019-06-07T21:18:58Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TCCP_2018_Sirlene Maria de Jesus.pdf: 553308 bytes, checksum: e8fab066def950e98b9e7fb428322c8c (MD5) Autorização_Sirlene Maria de Jesus.pdf: 1009705 bytes, checksum: 6c0cf642681231a172318c1fcda64070 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-07T21:18:58Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCCP_2018_Sirlene Maria de Jesus.pdf: 553308 bytes, checksum: e8fab066def950e98b9e7fb428322c8c (MD5) Autorização_Sirlene Maria de Jesus.pdf: 1009705 bytes, checksum: 6c0cf642681231a172318c1fcda64070 (MD5) Previous issue date: 2018-12-20en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleTrabalhando a identidade étnico-racial no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Mariano, Carmem Lúcia Sussel-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6604877443132931pt_BR
dc.contributor.referee1Mariano, Carmen Lúcia Sussel-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6604877443132931pt_BR
dc.contributor.referee2Magnabosco, Molise de Bem-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9959133349485600pt_BR
dc.contributor.referee3Santos, Ronaldo Alves Ribeiro dos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5511277548095065pt_BR
dc.description.resumoEste artigo tem como objetivo apresentar reflexões construídas a partir de um projeto de intervenção desenvolvido em uma escola pública do município de Rondonópolis-MT, com o objetivo de pensar questões relacionadas ao tema das relações étnico-raciais na infância, por meio de atividades com vídeos, literatura, imagens e desenhos, com alunos do 2º ano do Ensino Fundamental através de uma sequência didática. As representações construídas pelos alunos apontam para a permanência do racismo nesta faixa etária, seja pelo ambiente familiar, pelos filmes, desenhos, enfim, as diversas manifestações culturais e instituições que se fazem presentes na vida desses alunos. Nesse aspecto, reiteramos a necessidade de discussões nas escolas de Ensino Fundamental que potencializem a construção da identidade racial dos alunos negros como algo positivo. Este artigo tem como objetivo apresentar reflexões construídas a partir de um projeto de intervenção desenvolvido em uma escola pública do município de Rondonópolis-MT, com o objetivo de pensar questões relacionadas ao tema das relações étnico-raciais na infância, por meio de atividades com vídeos, literatura, imagens e desenhos, com alunos do 2º ano do Ensino Fundamental através de uma sequência didática. As representações construídas pelos alunos apontam para a permanência do racismo nesta faixa etária, seja pelo ambiente familiar, pelos filmes, desenhos, enfim, as diversas manifestações culturais e instituições que se fazem presentes na vida desses alunos. Nesse aspecto, reiteramos a necessidade de discussões nas escolas de Ensino Fundamental que potencializem a construção da identidade racial dos alunos negros como algo positivo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolispt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUR - Rondonopólispt_BR
dc.publisher.programHistória - CURpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.subject.keywordIdentidade racialpt_BR
dc.subject.keywordRelações étnico-raciaispt_BR
dc.subject.keywordRacismo e infânciapt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Sociedade, política e cidadania: olhares transdisciplinares - CUR

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCP_2018_Sirlene Maria de Jesus.pdf540.34 kBAdobe PDFVer/Abrir
Autorização_Sirlene Maria de Jesus.pdf986.04 kBAdobe PDFVer/Abrir    Request a copy


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.