Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1093
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Trabalhando a identidade étnico-racial no ensino fundamental
Autor(es): Jesus, Sirlene Maria de
Orientador(a): Mariano, Carmem Lúcia Sussel
Membro da Banca: Mariano, Carmen Lúcia Sussel
Membro da Banca: Magnabosco, Molise de Bem
Membro da Banca: Santos, Ronaldo Alves Ribeiro dos
Resumo : Este artigo tem como objetivo apresentar reflexões construídas a partir de um projeto de intervenção desenvolvido em uma escola pública do município de Rondonópolis-MT, com o objetivo de pensar questões relacionadas ao tema das relações étnico-raciais na infância, por meio de atividades com vídeos, literatura, imagens e desenhos, com alunos do 2º ano do Ensino Fundamental através de uma sequência didática. As representações construídas pelos alunos apontam para a permanência do racismo nesta faixa etária, seja pelo ambiente familiar, pelos filmes, desenhos, enfim, as diversas manifestações culturais e instituições que se fazem presentes na vida desses alunos. Nesse aspecto, reiteramos a necessidade de discussões nas escolas de Ensino Fundamental que potencializem a construção da identidade racial dos alunos negros como algo positivo. Este artigo tem como objetivo apresentar reflexões construídas a partir de um projeto de intervenção desenvolvido em uma escola pública do município de Rondonópolis-MT, com o objetivo de pensar questões relacionadas ao tema das relações étnico-raciais na infância, por meio de atividades com vídeos, literatura, imagens e desenhos, com alunos do 2º ano do Ensino Fundamental através de uma sequência didática. As representações construídas pelos alunos apontam para a permanência do racismo nesta faixa etária, seja pelo ambiente familiar, pelos filmes, desenhos, enfim, as diversas manifestações culturais e instituições que se fazem presentes na vida desses alunos. Nesse aspecto, reiteramos a necessidade de discussões nas escolas de Ensino Fundamental que potencializem a construção da identidade racial dos alunos negros como algo positivo.
Palavra-chave: Identidade racial
Relações étnico-raciais
Racismo e infância
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUR - Rondonopólis
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis
Programa: História - CUR
Referência: JESUS, Sirlene Maria de. Trabalhando a identidade étnico-racial no ensino fundamental. 2018. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Sociedade, Política e Cidadania: olhares transdisciplinares) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1093
Data defesa documento: 20-Dec-2018
Aparece na(s) coleção(ções):Sociedade, política e cidadania: olhares transdisciplinares - CUR

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCP_2018_Sirlene Maria de Jesus.pdf540.34 kBAdobe PDFVer/Abrir
Autorização_Sirlene Maria de Jesus.pdf986.04 kBAdobe PDFVer/Abrir    Request a copy


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.