Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/1093
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Trabalhando a identidade étnico-racial no ensino fundamental |
Autor(es): | Jesus, Sirlene Maria de |
Orientador(a): | Mariano, Carmem Lúcia Sussel |
Membro da Banca: | Mariano, Carmen Lúcia Sussel |
Membro da Banca: | Magnabosco, Molise de Bem |
Membro da Banca: | Santos, Ronaldo Alves Ribeiro dos |
Resumo : | Este artigo tem como objetivo apresentar reflexões construídas a partir de um projeto de intervenção desenvolvido em uma escola pública do município de Rondonópolis-MT, com o objetivo de pensar questões relacionadas ao tema das relações étnico-raciais na infância, por meio de atividades com vídeos, literatura, imagens e desenhos, com alunos do 2º ano do Ensino Fundamental através de uma sequência didática. As representações construídas pelos alunos apontam para a permanência do racismo nesta faixa etária, seja pelo ambiente familiar, pelos filmes, desenhos, enfim, as diversas manifestações culturais e instituições que se fazem presentes na vida desses alunos. Nesse aspecto, reiteramos a necessidade de discussões nas escolas de Ensino Fundamental que potencializem a construção da identidade racial dos alunos negros como algo positivo. Este artigo tem como objetivo apresentar reflexões construídas a partir de um projeto de intervenção desenvolvido em uma escola pública do município de Rondonópolis-MT, com o objetivo de pensar questões relacionadas ao tema das relações étnico-raciais na infância, por meio de atividades com vídeos, literatura, imagens e desenhos, com alunos do 2º ano do Ensino Fundamental através de uma sequência didática. As representações construídas pelos alunos apontam para a permanência do racismo nesta faixa etária, seja pelo ambiente familiar, pelos filmes, desenhos, enfim, as diversas manifestações culturais e instituições que se fazem presentes na vida desses alunos. Nesse aspecto, reiteramos a necessidade de discussões nas escolas de Ensino Fundamental que potencializem a construção da identidade racial dos alunos negros como algo positivo. |
Palavra-chave: | Identidade racial Relações étnico-raciais Racismo e infância |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUR - Rondonopólis |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis |
Programa: | História - CUR |
Referência: | JESUS, Sirlene Maria de. Trabalhando a identidade étnico-racial no ensino fundamental. 2018. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Sociedade, Política e Cidadania: olhares transdisciplinares) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/1093 |
Data defesa documento: | 20-Dec-2018 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Sociedade, política e cidadania: olhares transdisciplinares - CUR |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCCP_2018_Sirlene Maria de Jesus.pdf | 540.34 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
Autorização_Sirlene Maria de Jesus.pdf | 986.04 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir Request a copy |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.