Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/1133
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Souza, Ricardo Batista de | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-08T15:23:07Z | - |
dc.date.available | 2018-11-08 | - |
dc.date.available | 2019-06-08T15:23:07Z | - |
dc.date.issued | 2018-11-08 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Ricardo Batista de. Política de gestão ambiental inclusiva em espaço escolar: um olhar voltado à inclusão social e à acessibilidade de pessoa com deficiência. 2018. 45 f. TCC (Especialização em Gestão e Perícia Ambiental) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Biociências, Cuiabá, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bdm.ufmt.br/handle/1/1133 | - |
dc.description.abstract | This research aimed to identify the issue of accessibility and social inclusion, existing in a municipal school, located in the city of Várzea Grande MT, regarding the physical disability students, integrating to the process the Guidelines for Special Education in Basic Education, instituted by Resolution No. 2/2001, of the Basic Education Chamber of the National Education Council. The safety and comfort of students do not depend solely on the conditions of the physical school environment, but also on security policies, training, professional education and awareness at all hierarchical levels within the organization and the integration of people with citizen practices. The research aimed to contribute to the reduction of obstacles, obstacles and impediments to attend to the needs of people with disabilities (PcDs). Proposing structural, pedagogical and administrative changes based on the data obtained. The type of research developed was qualitative, with the application of questionnaires, addressed to the professionals of the area of work, students who are part of the school and its responsible as well as the physical analysis of the school environment. It is hoped that this work will contribute to a favorable pedagogical environment for students and within the standards and rights for all, especially of Persons with Disabilities. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2019-05-07T08:49:59Z No. of bitstreams: 1 TCCP_2018_Ricardo Batista de Souza.pdf: 1950606 bytes, checksum: eb2e8e76bec726461a0329e1c27f40d3 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2019-06-08T15:23:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCCP_2018_Ricardo Batista de Souza.pdf: 1950606 bytes, checksum: eb2e8e76bec726461a0329e1c27f40d3 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-06-08T15:23:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCCP_2018_Ricardo Batista de Souza.pdf: 1950606 bytes, checksum: eb2e8e76bec726461a0329e1c27f40d3 (MD5) Previous issue date: 2018-11-08 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Política de gestão ambiental inclusiva em espaço escolar : um olhar voltado à inclusão social e à acessibilidade de pessoa com deficiência | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Hardoim, Edna Lopes | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7813077353342953 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Hardoim, Edna Lopes | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7813077353342953 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Moreira, Rogério Pinto de Moura | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9680209684885528 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Miyazaki, Rosina Djunko | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/5247423488004126 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4628613465008429 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa teve como objetivo identificar a questão da acessibilidade e da inclusão social, existente em uma escola municipal, situada na cidade de Várzea Grande MT, relativa aos alunos deficiência física, integrando-se ao processo as Diretrizes para a Educação Especial na Educação Básica, instituídas pela Resolução nº 2/2001, da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional da Educação. A segurança e o conforto dos alunos não dependem única e exclusivamente das condições do ambiente físico escolar, mas também de políticas de segurança, treinamento, educação profissional e sensibilização em todos os níveis hierárquicos dentro da organização e a integração das pessoas com as práticas cidadãs. A presente pesquisa visou contribuir para a redução de empecilhos, obstáculos e impedimentos de atendimento ás necessidades das pessoas com deficiência (PcDs). Propondo mudanças estruturais, pedagógicas e administrativas a partir dos dados obtidos. O tipo de pesquisa desenvolvido foi qualitativo, com a aplicação de questionários, dirigidos aos profissionais da área de trabalho, alunos que fazem parte do quadro da escola e seus responsáveis bem como a análise física do ambiente escolar. Espera-se com este trabalho contribuir para um ambiente pedagógico estudantil favorável e dentro dos padrões e direitos para todos, principalmente das Pessoas com Deficiência. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Biociências (IB) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUC - Cuiabá | pt_BR |
dc.publisher.program | Gestão e Perícia Ambiental - CUC | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inclusão | pt_BR |
dc.subject.keyword | PcDs | pt_BR |
dc.subject.keyword | Integração sócio educacional | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Inclusion | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | PcDs | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Socio educational integration | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | Gestão e Perícia Ambiental |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCCP_2018_Ricardo Batista de Souza.pdf | 1.9 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.