Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/113
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlmeida, Andressa Longuinho de-
dc.date.accessioned2018-07-06T12:54:52Z-
dc.date.available2018-07-06-
dc.date.available2018-07-06T12:54:52Z-
dc.date.issued2017-04-04-
dc.identifier.citationALMEIDA, Andressa Longuinho. Bullying: a perspectiva dos alunos de uma escola em Barra do Garças - MT 2017. 43 f. TCC (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Barra do Garças, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/113-
dc.description.abstractThe aim of this study was to identify the prevalence of bullying phenomenon in schools and see what the students' opinions on the subject. For this we used the questionnaire validated Kidscape the sample of 78 students of both genders, aged 11 to 15 years, belonging to a municipal school of elementary school in the city of Barra do Garças-MT, in order to identify the occurrence Of the bullying practices in the institution, to the victims, aggressors and spectators. Our results indicated that about 33.33% (N = 26) of the participants reported having been bullied at some point in their life, 12.82% (N = 10) reported having been the perpetrators of this type of aggression and 58, 97% (N = 52) answered no. Our findings point to the importance of developing actions that reduce situations of violence within the school, involving not only teachers and students, but the entire community.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Geraldo Silva (gerald@bol.com.br) on 2018-07-06T12:54:52Z No. of bitstreams: 1 TCC_2017_Andressa Longuinho de Almeida.pdf: 1288831 bytes, checksum: 9ec7169c50edb887c35ef72fef19a693 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-06T12:54:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2017_Andressa Longuinho de Almeida.pdf: 1288831 bytes, checksum: 9ec7169c50edb887c35ef72fef19a693 (MD5) Previous issue date: 2017-04-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleBullying: a perspectiva dos alunos de uma escola em Barra do Garças - MTpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Cavalcante, Joás Dias de Araújo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5832498397266295pt_BR
dc.contributor.referee1Cavalcante, Joás Dias de Araújo-
dc.contributor.referee1Lattesttp://lattes.cnpq.br/5832498397266295pt_BR
dc.contributor.referee2Assis, Rodrigo Amancio de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5239558077378034pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Laís Cristina Barbosa da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0955287489110821pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9683810448835924pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste estudo foi identificar a prevalência do fenômeno bullying no âmbito escolar e verificar qual a opinião dos alunos sobre o tema. Para isto foi utilizado o questionário validado Kidscape à amostra de 78 alunos de ambos os gêneros, com idade de 11 à 15 anos, pertencentes a uma escola municipal de Ensino Fundamental da cidade de Barra do Garças-MT, com o intuito de identificar a ocorrência das práticas de bullying na instituição, às vítimas, agressores e expectadores. Nossos resultados apontaram que cerca de 33,33% (N=26) dos participantes afirmaram ter sido vítima de bullying em algum momento de sua vida, e 58,97% (N=52) responderam não. No total da amostra 12,82% (N=10) afirmaram já terem sido os autores deste tipo de agressão. Nossos achados apontam para a importância de se desenvolver ações que reduzam as situações de violência dentro da escola, envolvendo não somente professores e alunos, mas toda a comunidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUA - Araguaiapt_BR
dc.publisher.programEducação Física - CUApt_BR
dc.subject.cnpqEducação Física - Ciências Biológicas e da Saúdept_BR
dc.subject.keywordBullyingpt_BR
dc.subject.keywordViolênciapt_BR
dc.subject.keywordEducação Físicapt_BR
dc.subject.keyword2Bullyingpt_BR
dc.subject.keyword2Violencept_BR
dc.subject.keyword2Physical educationpt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Educação Física - Araguaia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2017_Andressa Longuinho de Almeida.pdf1.26 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.