Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/113
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Bullying: a perspectiva dos alunos de uma escola em Barra do Garças - MT
Autor(es): Almeida, Andressa Longuinho de
Orientador(a): Cavalcante, Joás Dias de Araújo
Membro da Banca: Cavalcante, Joás Dias de Araújo
Membro da Banca: Assis, Rodrigo Amancio de
Membro da Banca: Silva, Laís Cristina Barbosa da
Resumo : O objetivo deste estudo foi identificar a prevalência do fenômeno bullying no âmbito escolar e verificar qual a opinião dos alunos sobre o tema. Para isto foi utilizado o questionário validado Kidscape à amostra de 78 alunos de ambos os gêneros, com idade de 11 à 15 anos, pertencentes a uma escola municipal de Ensino Fundamental da cidade de Barra do Garças-MT, com o intuito de identificar a ocorrência das práticas de bullying na instituição, às vítimas, agressores e expectadores. Nossos resultados apontaram que cerca de 33,33% (N=26) dos participantes afirmaram ter sido vítima de bullying em algum momento de sua vida, e 58,97% (N=52) responderam não. No total da amostra 12,82% (N=10) afirmaram já terem sido os autores deste tipo de agressão. Nossos achados apontam para a importância de se desenvolver ações que reduzam as situações de violência dentro da escola, envolvendo não somente professores e alunos, mas toda a comunidade.
Resumo em lingua estrangeira: The aim of this study was to identify the prevalence of bullying phenomenon in schools and see what the students' opinions on the subject. For this we used the questionnaire validated Kidscape the sample of 78 students of both genders, aged 11 to 15 years, belonging to a municipal school of elementary school in the city of Barra do Garças-MT, in order to identify the occurrence Of the bullying practices in the institution, to the victims, aggressors and spectators. Our results indicated that about 33.33% (N = 26) of the participants reported having been bullied at some point in their life, 12.82% (N = 10) reported having been the perpetrators of this type of aggression and 58, 97% (N = 52) answered no. Our findings point to the importance of developing actions that reduce situations of violence within the school, involving not only teachers and students, but the entire community.
Palavra-chave: Bullying
Violência
Educação Física
Palavra-chave em lingua estrangeira: Bullying
Violence
Physical education
CNPq: Educação Física - Ciências Biológicas e da Saúde
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUA - Araguaia
Departamento: Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaia
Curso: Educação Física - CUA
Referência: ALMEIDA, Andressa Longuinho. Bullying: a perspectiva dos alunos de uma escola em Barra do Garças - MT 2017. 43 f. TCC (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Barra do Garças, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/113
Data defesa documento: 4-Abr-2017
Aparece na(s) coleção(ções):Educação Física - Araguaia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2017_Andressa Longuinho de Almeida.pdf1.26 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.