Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1159
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A imigração nordestina em Rondonópolis-MT : contextualização, trabalho e resistência
Autor(es): Santos, Weslley Dias dos
Orientador(a): Sturza, José Adolfo Iriam
Membro da Banca: Sturza, José Adolfo Iriam
Membro da Banca: Feix, Plínio José
Resumo : A migração de nordestinos e nordestinas intensificada nas primeiras décadas do século XX vem sendo pauta em inúmeros trabalhos científicos ao longo da formação social brasileira. Neste artigo, procuramos analisar, através de produções bibliográficas consultadas, o contexto social que os fazem ser alijados da região de origem. Ora pela seca, ora pela falta de emprego, eles veem a necessidade de migrar em busca de melhores condições de vida. Nas regiões de destino são, muitas vezes, estigmatizados ou submetidos a condições análogas à escravidão, seja no Norte, Centro-Oeste ou no Sudeste. Analisamos dados de censos demográficos promovidos pelo IBGE, delimitando da década de 1960 a 2010, por considerar significativa dinâmica nos movimentos migratórios para o Centro-Oeste. Também foi analisado e elaborado embasamento teórico à luz dos trabalhos de Silva (1998), Froelich (2006), Povoa Neto (1994), Cunha (2002) e outros, no intuito de entender a imigração nordestina no município de Rondonópolis-MT. Contextualizamos dados a partir de pesquisas que focam a migração, trabalho e a vivência no espaço municipal. Em contexto estadual, de forma genérica, analisamos as condições de vida do trabalhador que imigra e é exposto à condições subumanas nas fazendas e lavouras no interior do estado. Concluímos que esses migrantes sofrem intempéries em diferentes contextos, quando desterritorializados e buscam nova socialização. Esses processos derivam invisibilidades, preconceitos e marginalização perante a sociedade. Por fim, esperamos que esta pesquisa, visibilize a problemática tratada a fim de instigar trabalhos futuros que possam aprofundar e contribuir na resolução de gargalos que a envolvem.
Palavra-chave: Migração
Trabalho
Nordestinos - Rondonópolis
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUR - Rondonopólis
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis
Curso: História - CUR
Referência: SANTOS, Weslley Dias dos. A imigração nordestina em Rondonópolis-MT: contextualização, trabalho e resistência. 2018. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Sociedade, Política e Cidadania: olhares transdisciplinares) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1159
Data defesa documento: 28-Nov-2018
Aparece na(s) coleção(ções):Sociedade, política e cidadania: olhares transdisciplinares - CUR

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCP_2018_Weslley Dias dos Santos.pdf770.38 kBAdobe PDFVer/Abrir
Autorização_Weslley Dias dos Santos.pdf1.05 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.