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http://bdm.ufmt.br/handle/1/1171
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A educação de mulheres no cárcere : um olhar sobre as tensões, dificuldades e potencialidades do processo educativo |
Autor(es): | Gomes, Ariane Vieira |
Orientador(a): | Baldan, Merilin |
Membro da Banca: | Baldan, Merilin |
Membro da Banca: | Feitosa, Beatriz dos Santos de Oliveira |
Membro da Banca: | Gomes, Aguinaldo Rodrigues |
Resumo : | O presente trabalho tem o intuito de apresentar e explanar sobre a educação e escolarização dentro dos presídios. Foram abordados aspectos tais como o encarceramento feminino, o caráter punitivo e/ou ressocializador das penitenciárias, bem como a educação como meio de reinserção das pessoas privadas de liberdade à sociedade. Por meio da legislação pertinente e com uso de metodologia qualitativa, constatou-se que o número de estudantes presos é ínfimo, que o número de pessoas que não possuem escolaridade é muito alto entre as pessoas encarceradas, principalmente se esse número é comparado ao de pessoas iletradas que gozam do seu direito de liberdade. O incentivo a escolarização é papel importantíssimo do Estado e da sociedade, para que a pessoa presa tenha dignidade ao ter de volta a liberdade, para que a sociedade também seja beneficiada ao ter em seu seio um ex-prisioneiro que tenha auto-estima, respeitabilidade e integridade, que não volte a cometer crimes e esteja preparado para viver num grupo social. |
Resumo em lingua estrangeira: | The present work intends to present and explain about the education and schooling within prisons. Issues such as female incarceration, the punitive and / or resocializing character of penitentiaries, and education as a means of reintegrating persons deprived of liberty into society were addressed. Through the relevant legislation and using a qualitative methodology, it was found that the number of students incarcerated is small, that the number of people who do not have schooling is very high among people incarcerated, especially if this number is compared to that of people who enjoy their right to freedom. Encouraging schooling is a very important role for the State and society, so that the prisoner has dignity in having freedom back, so that society also benefits from having in his womb an ex-prisoner who has self-esteem, respectability and integrity, do not commit crimes again and be prepared to live in a social group. |
Palavra-chave: | Educação no cárcere Presídio feminino Mulheres presas |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Education in prison Female prison Women trapped |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUR - Rondonopólis |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis |
Programa: | História - CUR |
Referência: | GOMES, Ariane Vieira. A educação de mulheres no cárcere: um olhar sobre as tensões, dificuldades e potencialidades do processo educativo. 2018. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Sociedade, Política e Cidadania: olhares transdisciplinares) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/1171 |
Data defesa documento: | 22-Nov-2018 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Sociedade, política e cidadania: olhares transdisciplinares - CUR |
Arquivos deste item:
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