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http://bdm.ufmt.br/handle/1/1172
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Silva, Keila Pereira da | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-11T18:16:11Z | - |
dc.date.available | 2019-02-04 | - |
dc.date.available | 2019-06-11T18:16:11Z | - |
dc.date.issued | 2018-10-25 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Keila Pereira da. Educar para a promoção da igualdade étnico-racial: uma proposta de diagnóstico na educação infantil. 2018. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Sociedade, Política e Cidadania: olhares transdisciplinares) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bdm.ufmt.br/handle/1/1172 | - |
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dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Educar para a promoção da igualdade étnico-racial : uma proposta de diagnóstico na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Mariano, Carmem Lúcia Sussel | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6604877443132931 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Mariano, Carmen Lúcia Sussel | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6604877443132931 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Pereira, Antutérpio Dias | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1396065093737081 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Moraes, Julianne Caju de Oliveira Souza | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/9598302986599381 | pt_BR |
dc.description.resumo | A partir da reflexão de que as propostas pedagógicas da educação infantil devem estar comprometidas com o rompimento das relações de dominação racial e entendendo que promover a igualdade racial envolve o trabalho com todas as crianças, bem como com todos os profissionais da unidade, e, considerando que a Política Municipal de Educação Infantil de Rondonópolis/MT recomenda a elaboração de projetos sobre a temática étnico-racial subsidiados previamente pela realização de um diagnóstico que identifique como o racismo e as questões da diversidade racial estão sendo tratadas na unidade, este artigo traz um relato de uma intervenção que visou, de modo geral, elaborar e aplicar referido diagnóstico em uma unidade de Educação Infantil de Rondonópolis/MT.O diagnóstico foi composto por um questionário (elaborado e aplicado) e roda de conversa realizada com os profissionais. Pode-se apreender que, apesar dos professores alegarem que o tema das questões raciais é importante, nas suas práticas o assunto é pouco abordado. Ainda, observou-se a crença da maioria dos participantes de que o preconceito racial que as crianças manifestam é “algo que trazem de casa”, evidenciando pouca percepção de que determinadas práticas nos cotidianos escolares podem estar contribuindo para sustentar o racismo interpessoal e institucional. Espera-se que este diagnóstico ora apresentado possa servir como subsídio para outras unidades e, assim, atender ao que a Política Municipal de Educação Infantil de Rondonópolis preconiza para a promoção da igualdade étnico-racial nas unidades de educação infantil. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUR - Rondonopólis | pt_BR |
dc.publisher.program | História - CUR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
dc.subject.keyword | Diversidade racial | pt_BR |
dc.subject.keyword | Promoção da igualdade étnico racial | pt_BR |
dc.subject.keyword | Política Municipal de Educação Infantil | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | Sociedade, política e cidadania: olhares transdisciplinares - CUR |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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