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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Keila Pereira da-
dc.date.accessioned2019-06-11T18:16:11Z-
dc.date.available2019-02-04-
dc.date.available2019-06-11T18:16:11Z-
dc.date.issued2018-10-25-
dc.identifier.citationSILVA, Keila Pereira da. Educar para a promoção da igualdade étnico-racial: uma proposta de diagnóstico na educação infantil. 2018. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Sociedade, Política e Cidadania: olhares transdisciplinares) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/1172-
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEducar para a promoção da igualdade étnico-racial : uma proposta de diagnóstico na educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Mariano, Carmem Lúcia Sussel-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6604877443132931pt_BR
dc.contributor.referee1Mariano, Carmen Lúcia Sussel-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6604877443132931pt_BR
dc.contributor.referee2Pereira, Antutérpio Dias-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1396065093737081pt_BR
dc.contributor.referee3Moraes, Julianne Caju de Oliveira Souza-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9598302986599381pt_BR
dc.description.resumoA partir da reflexão de que as propostas pedagógicas da educação infantil devem estar comprometidas com o rompimento das relações de dominação racial e entendendo que promover a igualdade racial envolve o trabalho com todas as crianças, bem como com todos os profissionais da unidade, e, considerando que a Política Municipal de Educação Infantil de Rondonópolis/MT recomenda a elaboração de projetos sobre a temática étnico-racial subsidiados previamente pela realização de um diagnóstico que identifique como o racismo e as questões da diversidade racial estão sendo tratadas na unidade, este artigo traz um relato de uma intervenção que visou, de modo geral, elaborar e aplicar referido diagnóstico em uma unidade de Educação Infantil de Rondonópolis/MT.O diagnóstico foi composto por um questionário (elaborado e aplicado) e roda de conversa realizada com os profissionais. Pode-se apreender que, apesar dos professores alegarem que o tema das questões raciais é importante, nas suas práticas o assunto é pouco abordado. Ainda, observou-se a crença da maioria dos participantes de que o preconceito racial que as crianças manifestam é “algo que trazem de casa”, evidenciando pouca percepção de que determinadas práticas nos cotidianos escolares podem estar contribuindo para sustentar o racismo interpessoal e institucional. Espera-se que este diagnóstico ora apresentado possa servir como subsídio para outras unidades e, assim, atender ao que a Política Municipal de Educação Infantil de Rondonópolis preconiza para a promoção da igualdade étnico-racial nas unidades de educação infantil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolispt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUR - Rondonopólispt_BR
dc.publisher.programHistória - CURpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.subject.keywordDiversidade racialpt_BR
dc.subject.keywordPromoção da igualdade étnico racialpt_BR
dc.subject.keywordPolítica Municipal de Educação Infantilpt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Sociedade, política e cidadania: olhares transdisciplinares - CUR

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