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Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Educar para a promoção da igualdade étnico-racial : uma proposta de diagnóstico na educação infantil
Autor(es): Silva, Keila Pereira da
Orientador(a): Mariano, Carmem Lúcia Sussel
Membro da Banca: Mariano, Carmen Lúcia Sussel
Membro da Banca: Pereira, Antutérpio Dias
Membro da Banca: Moraes, Julianne Caju de Oliveira Souza
Resumo : A partir da reflexão de que as propostas pedagógicas da educação infantil devem estar comprometidas com o rompimento das relações de dominação racial e entendendo que promover a igualdade racial envolve o trabalho com todas as crianças, bem como com todos os profissionais da unidade, e, considerando que a Política Municipal de Educação Infantil de Rondonópolis/MT recomenda a elaboração de projetos sobre a temática étnico-racial subsidiados previamente pela realização de um diagnóstico que identifique como o racismo e as questões da diversidade racial estão sendo tratadas na unidade, este artigo traz um relato de uma intervenção que visou, de modo geral, elaborar e aplicar referido diagnóstico em uma unidade de Educação Infantil de Rondonópolis/MT.O diagnóstico foi composto por um questionário (elaborado e aplicado) e roda de conversa realizada com os profissionais. Pode-se apreender que, apesar dos professores alegarem que o tema das questões raciais é importante, nas suas práticas o assunto é pouco abordado. Ainda, observou-se a crença da maioria dos participantes de que o preconceito racial que as crianças manifestam é “algo que trazem de casa”, evidenciando pouca percepção de que determinadas práticas nos cotidianos escolares podem estar contribuindo para sustentar o racismo interpessoal e institucional. Espera-se que este diagnóstico ora apresentado possa servir como subsídio para outras unidades e, assim, atender ao que a Política Municipal de Educação Infantil de Rondonópolis preconiza para a promoção da igualdade étnico-racial nas unidades de educação infantil.
Palavra-chave: Diversidade racial
Promoção da igualdade étnico racial
Política Municipal de Educação Infantil
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUR - Rondonopólis
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis
Curso: História - CUR
Referência: SILVA, Keila Pereira da. Educar para a promoção da igualdade étnico-racial: uma proposta de diagnóstico na educação infantil. 2018. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Sociedade, Política e Cidadania: olhares transdisciplinares) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1172
Data defesa documento: 25-Out-2018
Aparece na(s) coleção(ções):Sociedade, política e cidadania: olhares transdisciplinares - CUR

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