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http://bdm.ufmt.br/handle/1/1172
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Educar para a promoção da igualdade étnico-racial : uma proposta de diagnóstico na educação infantil |
Autor(es): | Silva, Keila Pereira da |
Orientador(a): | Mariano, Carmem Lúcia Sussel |
Membro da Banca: | Mariano, Carmen Lúcia Sussel |
Membro da Banca: | Pereira, Antutérpio Dias |
Membro da Banca: | Moraes, Julianne Caju de Oliveira Souza |
Resumo : | A partir da reflexão de que as propostas pedagógicas da educação infantil devem estar comprometidas com o rompimento das relações de dominação racial e entendendo que promover a igualdade racial envolve o trabalho com todas as crianças, bem como com todos os profissionais da unidade, e, considerando que a Política Municipal de Educação Infantil de Rondonópolis/MT recomenda a elaboração de projetos sobre a temática étnico-racial subsidiados previamente pela realização de um diagnóstico que identifique como o racismo e as questões da diversidade racial estão sendo tratadas na unidade, este artigo traz um relato de uma intervenção que visou, de modo geral, elaborar e aplicar referido diagnóstico em uma unidade de Educação Infantil de Rondonópolis/MT.O diagnóstico foi composto por um questionário (elaborado e aplicado) e roda de conversa realizada com os profissionais. Pode-se apreender que, apesar dos professores alegarem que o tema das questões raciais é importante, nas suas práticas o assunto é pouco abordado. Ainda, observou-se a crença da maioria dos participantes de que o preconceito racial que as crianças manifestam é “algo que trazem de casa”, evidenciando pouca percepção de que determinadas práticas nos cotidianos escolares podem estar contribuindo para sustentar o racismo interpessoal e institucional. Espera-se que este diagnóstico ora apresentado possa servir como subsídio para outras unidades e, assim, atender ao que a Política Municipal de Educação Infantil de Rondonópolis preconiza para a promoção da igualdade étnico-racial nas unidades de educação infantil. |
Palavra-chave: | Diversidade racial Promoção da igualdade étnico racial Política Municipal de Educação Infantil |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUR - Rondonopólis |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis |
Curso: | História - CUR |
Referência: | SILVA, Keila Pereira da. Educar para a promoção da igualdade étnico-racial: uma proposta de diagnóstico na educação infantil. 2018. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Sociedade, Política e Cidadania: olhares transdisciplinares) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/1172 |
Data defesa documento: | 25-Out-2018 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Sociedade, política e cidadania: olhares transdisciplinares - CUR |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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