Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1213
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRibeiro, Cátia Mara Soares Garcêz-
dc.date.accessioned2019-06-28T20:02:23Z-
dc.date.available2019-04-22-
dc.date.available2019-06-28T20:02:23Z-
dc.date.issued2019-03-25-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Cátia Mara Soares Garcêz. A proposta de educação da te-arte que subjaz ao documentário “Sementes do nosso quintal”: narrativas de uma experiência vivida. 2019. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/1213-
dc.description.provenanceSubmitted by Rosa Maria Santos (rosi_marsantos@yahoo.com.br) on 2019-06-28T20:02:01Z No. of bitstreams: 2 TCC_2019_Cátia Mara Soares Garcêz Ribeiro.pdf: 999682 bytes, checksum: 6fd8cfbaf169af22005b9d6d51101455 (MD5) Autorização_Cátia Mara Soares Garcêz Ribeiro.pdf: 745512 bytes, checksum: 98946f4db14666e28e15490241107194 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rosa Maria Santos (rosi_marsantos@yahoo.com.br) on 2019-06-28T20:02:23Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TCC_2019_Cátia Mara Soares Garcêz Ribeiro.pdf: 999682 bytes, checksum: 6fd8cfbaf169af22005b9d6d51101455 (MD5) Autorização_Cátia Mara Soares Garcêz Ribeiro.pdf: 745512 bytes, checksum: 98946f4db14666e28e15490241107194 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-28T20:02:23Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC_2019_Cátia Mara Soares Garcêz Ribeiro.pdf: 999682 bytes, checksum: 6fd8cfbaf169af22005b9d6d51101455 (MD5) Autorização_Cátia Mara Soares Garcêz Ribeiro.pdf: 745512 bytes, checksum: 98946f4db14666e28e15490241107194 (MD5) Previous issue date: 2019-03-25en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA proposta de educação da te-arte que subjaz ao documentário “Sementes do nosso quintal”: narrativas de uma experiência vividapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Willms, Elni Elisa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2998670515021403pt_BR
dc.contributor.referee1Willms, Elni Elisa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2998670515021403pt_BR
dc.contributor.referee2Rodrigues, Eglen Pipi-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3996413567500385pt_BR
dc.contributor.referee3Souza, Simone de Paula Rocha-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6364731326374137pt_BR
dc.description.resumoO propósito principal deste trabalho foi de apresentar e analisar o cotidiano de uma escola de Educação Infantil, intitulada Te-Arte, da educadora Tereza Soares Pagani, a Therezita, localizada em São Paulo/SP, fazendo uma ponte com o que é registrado e apresentado no “Documentário Sementes do Nosso Quintal”, da Cineasta Fernanda Heinz Figueiredo. Trata da experiência vivenciada de maneira extracurricular desenvolvida pela graduanda do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso-MT, nos dias 18, 19 e 20/06/2018. A pesquisa descreve uma proposta de educação bastante diferente, com foco na educação orgânica, contato com o meio ambiente e respeito à criança e à infância, tendo como idealizadora e educadora Tereza Soares Pagani. Os teóricos que fundamentam a pesquisa são da área da infância e do brincar. Metodologicamente utiliza-se da abordagem qualitativa, com foco nas narrativas de si, tendo como instrumentos para coleta de dados as narrativas das vivências e experiências na Te-Arte. Conclui-se que estar na Te-Arte possibilitou à pesquisadora vivenciar, sentir e registrar vários momentos de respeito à criança; conhecer uma realidade de uma escola onde as famílias fazem parte de todo desenvolvimento dos seus filhos, preocupados com a saúde física e mental e toda a responsabilidade que a eles compete. Perceber a valorização das pessoas mais velhas, a importância dos seus saberes e da cultura popular. Narrar essa experiência é a contribuição da graduanda na condição de pesquisadora, para com a Educação Infantil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolispt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUR - Rondonopólispt_BR
dc.publisher.programPedagogia - CURpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.keywordEducação Infantilpt_BR
dc.subject.keywordBrincarpt_BR
dc.subject.keywordInfânciapt_BR
dc.subject.keywordTe-Artept_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Pedagogia - Rondonópolis

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2019_Cátia Mara Soares Garcêz Ribeiro.pdf976.25 kBAdobe PDFVer/Abrir
Autorização_Cátia Mara Soares Garcêz Ribeiro.pdf728.04 kBAdobe PDFVer/Abrir    Request a copy


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.