Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1213
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A proposta de educação da te-arte que subjaz ao documentário “Sementes do nosso quintal”: narrativas de uma experiência vivida
Autor(es): Ribeiro, Cátia Mara Soares Garcêz
Orientador(a): Willms, Elni Elisa
Membro da Banca: Willms, Elni Elisa
Membro da Banca: Rodrigues, Eglen Pipi
Membro da Banca: Souza, Simone de Paula Rocha
Resumo : O propósito principal deste trabalho foi de apresentar e analisar o cotidiano de uma escola de Educação Infantil, intitulada Te-Arte, da educadora Tereza Soares Pagani, a Therezita, localizada em São Paulo/SP, fazendo uma ponte com o que é registrado e apresentado no “Documentário Sementes do Nosso Quintal”, da Cineasta Fernanda Heinz Figueiredo. Trata da experiência vivenciada de maneira extracurricular desenvolvida pela graduanda do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso-MT, nos dias 18, 19 e 20/06/2018. A pesquisa descreve uma proposta de educação bastante diferente, com foco na educação orgânica, contato com o meio ambiente e respeito à criança e à infância, tendo como idealizadora e educadora Tereza Soares Pagani. Os teóricos que fundamentam a pesquisa são da área da infância e do brincar. Metodologicamente utiliza-se da abordagem qualitativa, com foco nas narrativas de si, tendo como instrumentos para coleta de dados as narrativas das vivências e experiências na Te-Arte. Conclui-se que estar na Te-Arte possibilitou à pesquisadora vivenciar, sentir e registrar vários momentos de respeito à criança; conhecer uma realidade de uma escola onde as famílias fazem parte de todo desenvolvimento dos seus filhos, preocupados com a saúde física e mental e toda a responsabilidade que a eles compete. Perceber a valorização das pessoas mais velhas, a importância dos seus saberes e da cultura popular. Narrar essa experiência é a contribuição da graduanda na condição de pesquisadora, para com a Educação Infantil.
Palavra-chave: Educação Infantil
Brincar
Infância
Te-Arte
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUR - Rondonopólis
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis
Curso: Pedagogia - CUR
Referência: RIBEIRO, Cátia Mara Soares Garcêz. A proposta de educação da te-arte que subjaz ao documentário “Sementes do nosso quintal”: narrativas de uma experiência vivida. 2019. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1213
Data defesa documento: 25-Mar-2019
Aparece na(s) coleção(ções):Pedagogia - Rondonópolis

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2019_Cátia Mara Soares Garcêz Ribeiro.pdf976.25 kBAdobe PDFVer/Abrir
Autorização_Cátia Mara Soares Garcêz Ribeiro.pdf728.04 kBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.