Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1214
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSoares, Cicera Naciso-
dc.date.accessioned2019-06-28T20:20:29Z-
dc.date.available2019-04-22-
dc.date.available2019-06-28T20:20:29Z-
dc.date.issued2019-03-26-
dc.identifier.citationSOARES, Cicera Naciso. A mudez das políticas de formação de professores iniciantes no Brasil: o caso de Sobral/CE. 2019. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/1214-
dc.description.abstractThe research refers to a conclusion work of the Degree in Pedagogy from Federal University of Mato Grosso, Campus of Rondonópolis (UFMT / CUR). This research aims to investigate the challenges faced by teachers at the beginning of the teaching career, and how the Policies and Programs of insertion and support to these teachers can contribute significantly in the practice and the professionalization of new teachers, by providing subsidies for the construction and the development of a professional identity. It is a bibliographical research based on theorists who discuss teachers training and policies and programs that serve as insertion and support for newly trained teachers. The research brings a training experience for beginning teachers in the Sobral city, which has been outstanding at the national level. The reseach raises some questions and suggests a reflection about the importance of training and how it implies in the education offered by basic education.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rosa Maria Santos (rosi_marsantos@yahoo.com.br) on 2019-06-28T20:20:15Z No. of bitstreams: 2 TCC_2019_Cicera Naciso Soares.pdf: 895140 bytes, checksum: 12cb3d05006ce46bc0db4d0fb2bef761 (MD5) Autorização_Cicera Naciso Soares.pdf: 791313 bytes, checksum: d6cea568b3bfe6ee8af6f206cae0e4dc (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rosa Maria Santos (rosi_marsantos@yahoo.com.br) on 2019-06-28T20:20:29Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TCC_2019_Cicera Naciso Soares.pdf: 895140 bytes, checksum: 12cb3d05006ce46bc0db4d0fb2bef761 (MD5) Autorização_Cicera Naciso Soares.pdf: 791313 bytes, checksum: d6cea568b3bfe6ee8af6f206cae0e4dc (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-28T20:20:29Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC_2019_Cicera Naciso Soares.pdf: 895140 bytes, checksum: 12cb3d05006ce46bc0db4d0fb2bef761 (MD5) Autorização_Cicera Naciso Soares.pdf: 791313 bytes, checksum: d6cea568b3bfe6ee8af6f206cae0e4dc (MD5) Previous issue date: 2019-03-26en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA mudez das políticas de formação de professores iniciantes no Brasil : o caso de Sobral/CEpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Rocha, Simone Albuquerque da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6364731326374137pt_BR
dc.contributor.referee1Rocha, Simone Albuquerque da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6364731326374137pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Adriane Pereira da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8785043010609351pt_BR
dc.contributor.referee3Willms, Elni Elisa-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2998670515021403pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa consiste em um trabalho de conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso, Câmpus de Rondonópolis (UFMT/CUR). Tem por objetivo investigar os desafios enfrentados por professores no início da carreira docente, e como as políticas e os programas de inserção e apoio a esses docentes podem contribuir significativamente, para com a prática e a profissionalização dos novos professores, visa ainda fornecer subsídios para a construção e o desenvolvimento de uma identidade profissional. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica tendo com base em teóricos que discutem sobre formação de professores e as políticas e programas que servem de inserção e amparo a professores recém-formados. A pesquisa traz uma experiência de formação para professores iniciantes, do Município de Sobral/CE, o qual tem se destacado em âmbito nacional. Levanta também alguns questionamentos e sugere uma reflexão sobre a importância da formação e como ela implica na educação ofertada pela educação básica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolispt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUR - Rondonopólispt_BR
dc.publisher.programPedagogia - CURpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.keywordPolíticas de Formação de Professorespt_BR
dc.subject.keywordFormação Inicialpt_BR
dc.subject.keywordProfessores Iniciantespt_BR
dc.subject.keyword2Teacher Training Policiespt_BR
dc.subject.keyword2Graduationpt_BR
dc.subject.keyword2Beginners teacherspt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Pedagogia - Rondonópolis

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2019_Cicera Naciso Soares.pdf874.16 kBAdobe PDFVer/Abrir
Autorização_Cicera Naciso Soares.pdf772.77 kBAdobe PDFVer/Abrir    Request a copy


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.