Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/1214
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Soares, Cicera Naciso | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-28T20:20:29Z | - |
dc.date.available | 2019-04-22 | - |
dc.date.available | 2019-06-28T20:20:29Z | - |
dc.date.issued | 2019-03-26 | - |
dc.identifier.citation | SOARES, Cicera Naciso. A mudez das políticas de formação de professores iniciantes no Brasil: o caso de Sobral/CE. 2019. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bdm.ufmt.br/handle/1/1214 | - |
dc.description.abstract | The research refers to a conclusion work of the Degree in Pedagogy from Federal University of Mato Grosso, Campus of Rondonópolis (UFMT / CUR). This research aims to investigate the challenges faced by teachers at the beginning of the teaching career, and how the Policies and Programs of insertion and support to these teachers can contribute significantly in the practice and the professionalization of new teachers, by providing subsidies for the construction and the development of a professional identity. It is a bibliographical research based on theorists who discuss teachers training and policies and programs that serve as insertion and support for newly trained teachers. The research brings a training experience for beginning teachers in the Sobral city, which has been outstanding at the national level. The reseach raises some questions and suggests a reflection about the importance of training and how it implies in the education offered by basic education. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Rosa Maria Santos (rosi_marsantos@yahoo.com.br) on 2019-06-28T20:20:15Z No. of bitstreams: 2 TCC_2019_Cicera Naciso Soares.pdf: 895140 bytes, checksum: 12cb3d05006ce46bc0db4d0fb2bef761 (MD5) Autorização_Cicera Naciso Soares.pdf: 791313 bytes, checksum: d6cea568b3bfe6ee8af6f206cae0e4dc (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Rosa Maria Santos (rosi_marsantos@yahoo.com.br) on 2019-06-28T20:20:29Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TCC_2019_Cicera Naciso Soares.pdf: 895140 bytes, checksum: 12cb3d05006ce46bc0db4d0fb2bef761 (MD5) Autorização_Cicera Naciso Soares.pdf: 791313 bytes, checksum: d6cea568b3bfe6ee8af6f206cae0e4dc (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-06-28T20:20:29Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC_2019_Cicera Naciso Soares.pdf: 895140 bytes, checksum: 12cb3d05006ce46bc0db4d0fb2bef761 (MD5) Autorização_Cicera Naciso Soares.pdf: 791313 bytes, checksum: d6cea568b3bfe6ee8af6f206cae0e4dc (MD5) Previous issue date: 2019-03-26 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A mudez das políticas de formação de professores iniciantes no Brasil : o caso de Sobral/CE | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Rocha, Simone Albuquerque da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6364731326374137 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Rocha, Simone Albuquerque da | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6364731326374137 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva, Adriane Pereira da | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8785043010609351 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Willms, Elni Elisa | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/2998670515021403 | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa consiste em um trabalho de conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso, Câmpus de Rondonópolis (UFMT/CUR). Tem por objetivo investigar os desafios enfrentados por professores no início da carreira docente, e como as políticas e os programas de inserção e apoio a esses docentes podem contribuir significativamente, para com a prática e a profissionalização dos novos professores, visa ainda fornecer subsídios para a construção e o desenvolvimento de uma identidade profissional. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica tendo com base em teóricos que discutem sobre formação de professores e as políticas e programas que servem de inserção e amparo a professores recém-formados. A pesquisa traz uma experiência de formação para professores iniciantes, do Município de Sobral/CE, o qual tem se destacado em âmbito nacional. Levanta também alguns questionamentos e sugere uma reflexão sobre a importância da formação e como ela implica na educação ofertada pela educação básica. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUR - Rondonopólis | pt_BR |
dc.publisher.program | Pedagogia - CUR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas de Formação de Professores | pt_BR |
dc.subject.keyword | Formação Inicial | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores Iniciantes | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Teacher Training Policies | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Graduation | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Beginners teachers | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | Pedagogia - Rondonópolis |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2019_Cicera Naciso Soares.pdf | 874.16 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
Autorização_Cicera Naciso Soares.pdf | 772.77 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir Request a copy |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.