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Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A mudez das políticas de formação de professores iniciantes no Brasil : o caso de Sobral/CE
Autor(es): Soares, Cicera Naciso
Orientador(a): Rocha, Simone Albuquerque da
Membro da Banca: Rocha, Simone Albuquerque da
Membro da Banca: Silva, Adriane Pereira da
Membro da Banca: Willms, Elni Elisa
Resumo : A presente pesquisa consiste em um trabalho de conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso, Câmpus de Rondonópolis (UFMT/CUR). Tem por objetivo investigar os desafios enfrentados por professores no início da carreira docente, e como as políticas e os programas de inserção e apoio a esses docentes podem contribuir significativamente, para com a prática e a profissionalização dos novos professores, visa ainda fornecer subsídios para a construção e o desenvolvimento de uma identidade profissional. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica tendo com base em teóricos que discutem sobre formação de professores e as políticas e programas que servem de inserção e amparo a professores recém-formados. A pesquisa traz uma experiência de formação para professores iniciantes, do Município de Sobral/CE, o qual tem se destacado em âmbito nacional. Levanta também alguns questionamentos e sugere uma reflexão sobre a importância da formação e como ela implica na educação ofertada pela educação básica.
Resumo em lingua estrangeira: The research refers to a conclusion work of the Degree in Pedagogy from Federal University of Mato Grosso, Campus of Rondonópolis (UFMT / CUR). This research aims to investigate the challenges faced by teachers at the beginning of the teaching career, and how the Policies and Programs of insertion and support to these teachers can contribute significantly in the practice and the professionalization of new teachers, by providing subsidies for the construction and the development of a professional identity. It is a bibliographical research based on theorists who discuss teachers training and policies and programs that serve as insertion and support for newly trained teachers. The research brings a training experience for beginning teachers in the Sobral city, which has been outstanding at the national level. The reseach raises some questions and suggests a reflection about the importance of training and how it implies in the education offered by basic education.
Palavra-chave: Políticas de Formação de Professores
Formação Inicial
Professores Iniciantes
Palavra-chave em lingua estrangeira: Teacher Training Policies
Graduation
Beginners teachers
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUR - Rondonopólis
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis
Programa: Pedagogia - CUR
Referência: SOARES, Cicera Naciso. A mudez das políticas de formação de professores iniciantes no Brasil: o caso de Sobral/CE. 2019. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1214
Data defesa documento: 26-Mar-2019
Aparece na(s) coleção(ções):Pedagogia - Rondonópolis

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