Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1215
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Eu e o outro : experiências de coformação entre estagiária e professora
Autor(es): Oliveira, Cristiany Gomes de
Orientador(a): Rocha, Simone Albuquerque da
Membro da Banca: Rocha, Simone Albuquerque da
Membro da Banca: Pires, Suely Maria
Membro da Banca: Garske, Lindalva Maria Novaes
Resumo : Esta pesquisa origina-se da experiência vivenciada no Estágio Extracurricular desenvolvido por graduanda do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, nos anos de 2017 e 2018 em rede de ensino privado no Município de Rondonópolis-MT. O Curso apresenta a modalidade de Estágio Remunerado que foi usufruído pela estagiária em sala de professora da Educação Infantil. Nesse processo de formação e Estágio Remunerado a licencianda participou de estudos e formação no Grupo Colaborativo OBEDUC, que lhe deu mais destaque, reflexões e discussões no dia a dia do estágio. Este fato suscitou a motivação da professora para participar também e seu pedido foi aceito junto à coordenação do OBEDUC. A partir de então, houve aprendizagens compartilhadas, práticas que produziam maiores discussões e resultados evidenciando que estagiária e professora aprendiam de forma compartilhada os conteúdos da formação, sendo fortalecidos ora pelos teóricos estudados pela graduanda somando-se às práticas da professora. Pela primeira vez no Departamento de Educação, desenvolve-se uma pesquisa dessa natureza, porque tal fato aconteceu em processo. Assim sendo, objetivou-se na pesquisa investigar os caminhos trilhados pela estagiária e professora na construção da identidade e desenvolvimento profissional, tendo como base os estudos, as discussões e a formação partilhada no Projeto Colaborativo OBEDUC que evidenciaram a coformação. A pesquisa fundamenta-se na abordagem qualitativa, com foco nas narrativas de si, como instrumentos da coleta de dados das colaboradoras sobre os encontros, para tematizar as experiências de formação docente profissional partilhada. Os resultados revelaram que houve contribuição do Grupo Colaborativo OBEDUC, para o fortalecimento e crescimento da professora da escola e estagiária após partilharem os estudos e estes consistirem em reflexões e práticas no cotidiano escolar, sinalizando novos modos de caminhar, nos processos de ensino-aprendizagem até então propostos.
Resumo em lingua estrangeira: This research stems from the experience lived in the Extracurricular Supervised Practice developed by a college student of the Licentiate Course in Pedagogy of the Federal University of Mato Grosso – UFMT, in the years 2017 and 2018 in the private school system in the City of Rondonópolis-MT. The Course presents the modality of Remunerated Supervised Practice which was experienced by the intern in a classroom of a teacher of Early Childhood Education. In this process of teacher education and Remunerated Supervised Practice, the licentiate student participated in the studies and education of the Collaborative Group OBEDUC, which provided her with more emphasis, reflections and discussions in the daily routine of the supervised practice. This fact stimulated the motivation of the teacher to also participate and her request was accepted by the coordination of the OBEDUC. From then on, there were shared learnings, practices which yielded deeper discussions and results confirming that the intern and the teacher learned in a common way the contents of the education, being now strengthened by the theorists studied by the college student joined to the practices of the teacher. For the first time in the Department of Education, a research of such nature is developed, because such fact happened in process. Therefore, in the research the aim was at investigating the pathways traced by the intern and the teacher in the construction of identity and professional development, having as base the studies, the discussions and the education shared in the Collaborative Project OBEDUC which revealed the co-education. The research is substantiated by the qualitative approach, focused on self-narratives, as the instruments of data gathering from the collaborators regarding the meetings, to broach the experiences of shared professional teaching education. The results reveal that there was contribution from the Collaborative Group OBEDUC, for the strengthening and development of the school teacher and the intern after sharing their studies and these consisting in reflections and practices in the school life, signalizing new ways of moving, in the processes of teaching and learning so far proposed.
Palavra-chave: Formação docente
Aprendizagem compartilhada
Coformação
Palavra-chave em lingua estrangeira: Teaching education
Shared Learning
Co-education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUR - Rondonopólis
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis
Curso: Pedagogia - CUR
Referência: OLIVEIRA, Cristiany Gomes de. Eu e o outro: experiências de coformação entre estagiária e professora. 2019. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1215
Data defesa documento: 11-Mar-2019
Aparece na(s) coleção(ções):Pedagogia - Rondonópolis

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2019_Cristiany Gomes de Oliveira.pdf1.02 MBAdobe PDFVer/Abrir
Autorização_Cristiany Gomes de Oliveira.pdf772.6 kBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.