Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/1216
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Soares, Daniela Praça | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-28T20:51:01Z | - |
dc.date.available | 2019-04-10 | - |
dc.date.available | 2019-06-28T20:51:01Z | - |
dc.date.issued | 2019-03-20 | - |
dc.identifier.citation | SOARES, Daniela Praça. A criança com autismo na escola: possíveis caminhos para a inclusão. 2019. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bdm.ufmt.br/handle/1/1216 | - |
dc.description.provenance | Submitted by Rosa Maria Santos (rosi_marsantos@yahoo.com.br) on 2019-06-28T20:50:23Z No. of bitstreams: 2 TCC_2019_Daniela Praça Soares.pdf: 410501 bytes, checksum: 0a9950a053ddcbb7a3e11dec61bc31d7 (MD5) Autorização_Daniela Praça Soares.pdf: 836364 bytes, checksum: 41528c3e57ae35f03a0fce05998de4c6 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Rosa Maria Santos (rosi_marsantos@yahoo.com.br) on 2019-06-28T20:51:01Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TCC_2019_Daniela Praça Soares.pdf: 410501 bytes, checksum: 0a9950a053ddcbb7a3e11dec61bc31d7 (MD5) Autorização_Daniela Praça Soares.pdf: 836364 bytes, checksum: 41528c3e57ae35f03a0fce05998de4c6 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-06-28T20:51:01Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC_2019_Daniela Praça Soares.pdf: 410501 bytes, checksum: 0a9950a053ddcbb7a3e11dec61bc31d7 (MD5) Autorização_Daniela Praça Soares.pdf: 836364 bytes, checksum: 41528c3e57ae35f03a0fce05998de4c6 (MD5) Previous issue date: 2019-03-20 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A criança com autismo na escola : possíveis caminhos para a inclusão | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Freitas, Nivaldo Alexandre de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7697583593525598 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Freitas, Nivaldo Alexandre de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7697583593525598 | pt_BR |
dc.description.resumo | Sabe-se da importância de uma educação inclusiva e nota-se que o assunto autismo ainda é estudado de forma pouco profunda por profissionais da área da educação. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva apresentar um breve percurso histórico sobre a educação inclsuiva no Brasil e sobre o autismo, assim como suas definições, características e alguns caminhos necessários para a inclusão do aluno com autismo na escola regular, perpassando as leis que garantem educação a todos e a lei específica de proteção aos autistas (Lei Berenice Piana). Também aponta a importância da formação dos professores e possíveis adaptações curriculares para crianças com autismo. Nessa pesquisa, a criança é vista e compreendida como um ser singular que necessita de estímulos para aprender, visão esta ainda mais atenta para com o universo dos autistas, devido ás suas peculiaridades na forma de aprender. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica pautada nas ideias centrais de autores que discutem: autismo, educação e inclusão. Com essa pesquisa foi possível identificar a existência de práticas pedagógicas que facilitam a inclusão e a educação de crianças com autismo, assim como adaptações curriculares coerentes com as necessidades específicas de cada criança e a importância de professores capacitados e aptos a compreender as necessidades de seus alunos, construindo caminhos necessários para sua aprendizagem. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUR - Rondonopólis | pt_BR |
dc.publisher.program | Pedagogia - CUR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transtorno do espectro autista | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inclusão | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | Pedagogia - Rondonópolis |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2019_Daniela Praça Soares.pdf | 400.88 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
Autorização_Daniela Praça Soares.pdf | 816.76 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir Request a copy |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.