Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1216
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSoares, Daniela Praça-
dc.date.accessioned2019-06-28T20:51:01Z-
dc.date.available2019-04-10-
dc.date.available2019-06-28T20:51:01Z-
dc.date.issued2019-03-20-
dc.identifier.citationSOARES, Daniela Praça. A criança com autismo na escola: possíveis caminhos para a inclusão. 2019. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/1216-
dc.description.provenanceSubmitted by Rosa Maria Santos (rosi_marsantos@yahoo.com.br) on 2019-06-28T20:50:23Z No. of bitstreams: 2 TCC_2019_Daniela Praça Soares.pdf: 410501 bytes, checksum: 0a9950a053ddcbb7a3e11dec61bc31d7 (MD5) Autorização_Daniela Praça Soares.pdf: 836364 bytes, checksum: 41528c3e57ae35f03a0fce05998de4c6 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rosa Maria Santos (rosi_marsantos@yahoo.com.br) on 2019-06-28T20:51:01Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TCC_2019_Daniela Praça Soares.pdf: 410501 bytes, checksum: 0a9950a053ddcbb7a3e11dec61bc31d7 (MD5) Autorização_Daniela Praça Soares.pdf: 836364 bytes, checksum: 41528c3e57ae35f03a0fce05998de4c6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-28T20:51:01Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC_2019_Daniela Praça Soares.pdf: 410501 bytes, checksum: 0a9950a053ddcbb7a3e11dec61bc31d7 (MD5) Autorização_Daniela Praça Soares.pdf: 836364 bytes, checksum: 41528c3e57ae35f03a0fce05998de4c6 (MD5) Previous issue date: 2019-03-20en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA criança com autismo na escola : possíveis caminhos para a inclusãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Freitas, Nivaldo Alexandre de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7697583593525598pt_BR
dc.contributor.referee1Freitas, Nivaldo Alexandre de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7697583593525598pt_BR
dc.description.resumoSabe-se da importância de uma educação inclusiva e nota-se que o assunto autismo ainda é estudado de forma pouco profunda por profissionais da área da educação. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva apresentar um breve percurso histórico sobre a educação inclsuiva no Brasil e sobre o autismo, assim como suas definições, características e alguns caminhos necessários para a inclusão do aluno com autismo na escola regular, perpassando as leis que garantem educação a todos e a lei específica de proteção aos autistas (Lei Berenice Piana). Também aponta a importância da formação dos professores e possíveis adaptações curriculares para crianças com autismo. Nessa pesquisa, a criança é vista e compreendida como um ser singular que necessita de estímulos para aprender, visão esta ainda mais atenta para com o universo dos autistas, devido ás suas peculiaridades na forma de aprender. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica pautada nas ideias centrais de autores que discutem: autismo, educação e inclusão. Com essa pesquisa foi possível identificar a existência de práticas pedagógicas que facilitam a inclusão e a educação de crianças com autismo, assim como adaptações curriculares coerentes com as necessidades específicas de cada criança e a importância de professores capacitados e aptos a compreender as necessidades de seus alunos, construindo caminhos necessários para sua aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolispt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUR - Rondonopólispt_BR
dc.publisher.programPedagogia - CURpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.keywordEnsino Aprendizagempt_BR
dc.subject.keywordTranstorno do espectro autistapt_BR
dc.subject.keywordInclusãopt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Pedagogia - Rondonópolis

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2019_Daniela Praça Soares.pdf400.88 kBAdobe PDFVer/Abrir
Autorização_Daniela Praça Soares.pdf816.76 kBAdobe PDFVer/Abrir    Request a copy


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.