Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/1216
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A criança com autismo na escola : possíveis caminhos para a inclusão |
Autor(es): | Soares, Daniela Praça |
Orientador(a): | Freitas, Nivaldo Alexandre de |
Membro da Banca: | Freitas, Nivaldo Alexandre de |
Resumo : | Sabe-se da importância de uma educação inclusiva e nota-se que o assunto autismo ainda é estudado de forma pouco profunda por profissionais da área da educação. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva apresentar um breve percurso histórico sobre a educação inclsuiva no Brasil e sobre o autismo, assim como suas definições, características e alguns caminhos necessários para a inclusão do aluno com autismo na escola regular, perpassando as leis que garantem educação a todos e a lei específica de proteção aos autistas (Lei Berenice Piana). Também aponta a importância da formação dos professores e possíveis adaptações curriculares para crianças com autismo. Nessa pesquisa, a criança é vista e compreendida como um ser singular que necessita de estímulos para aprender, visão esta ainda mais atenta para com o universo dos autistas, devido ás suas peculiaridades na forma de aprender. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica pautada nas ideias centrais de autores que discutem: autismo, educação e inclusão. Com essa pesquisa foi possível identificar a existência de práticas pedagógicas que facilitam a inclusão e a educação de crianças com autismo, assim como adaptações curriculares coerentes com as necessidades específicas de cada criança e a importância de professores capacitados e aptos a compreender as necessidades de seus alunos, construindo caminhos necessários para sua aprendizagem. |
Palavra-chave: | Ensino Aprendizagem Transtorno do espectro autista Inclusão |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUR - Rondonopólis |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis |
Curso: | Pedagogia - CUR |
Referência: | SOARES, Daniela Praça. A criança com autismo na escola: possíveis caminhos para a inclusão. 2019. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/1216 |
Data defesa documento: | 20-Mar-2019 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Pedagogia - Rondonópolis |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2019_Daniela Praça Soares.pdf | 400.88 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
Autorização_Daniela Praça Soares.pdf | 816.76 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir Acesso Restrito. |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.