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Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A construção da identidade docente : uma reflexão sobre minhas experiências de estudante de pedagogia
Autor(es): Santos, Edicléia Cardoso Santana
Orientador(a): Carvalho, Ademar de Lima
Membro da Banca: Carvalho, Ademar de Lima
Resumo : Esta monografia tem como objetivo apresentar as principais marcas do curso de Pedagogia para a constituição da identidade de uma futura professora. Trago ideias de Freire (2014), Tardif (2013), Franco (2008; 2012), Veiga (2009), como autores base, além de outros que também contribuem para minha reflexão, crescimento e aprendizagem acerca do desafio que aparece como importante modo de entender os entrelaçados entre a identidade docente e as práticas educativas, para auxiliar e responder as demandas necessárias de uma discente, que a partir da realidade vivenciada tenta levantar estratégias que permitam uma formação do ser docente, no decorrer do curso, que tem duração de quatro anos, em que as experiências vividas vêm para ampliar a concepção da formação de uma profissional consciente de seu papel, compreendendo o real sentido e a importância do fazer pedagógico. Portanto, esta pesquisa vem esclarecer como o estudante chega ao curso de Pedagogia com uma imagem construída do que é ser professor e esta imagem vai sendo construída e reconstruída ao longo da formação, no período dos quatro anos, e, com este processo, ele vai criando sua identidade. Neste sentido, surge a indagação: como a discente construiu a identidade do que é ser docente ao final do curso de Pedagogia? A metodologia é de caráter bibliográfico, articulada ao memorial, que relata a trajetória da construção de minha identidade docente durante a passagem pelo curso. A reflexão sobre o rito de passagem como estudante do curso de pedagogia levou-me a concluir que o desenvolvimento da prática docente de qualidade social é necessário uma sólida formação teórico-metodológica, a fim de que possa proporcionar situações pedagógicas para o aluno estar aberto e apto em produzir novos conhecimentos. Neste sentido, a formação, na Pedagogia, sobretudo a construção do trabalho de curso, contribui de forma significativa para aguçar a curiosidade epistemológica, estimulando à busca por respostas, desenvolvendo a capacidade criadora do aluno e provocando mudanças fundamentais no mesmo. A curiosidade como inquietação leva a indagações que possibilitam o desvelamento de algo ainda desconhecido, proporcionando a evolução da ingenuidade para a criticidade. É isso que posso afirmar da construção de minha identidade docente.
Resumo em lingua estrangeira: This monograph aims to present the main brands of the course of pedagogy for the Constitution of a future teacher identity. Bring ideas from Freire (2014), Tardif (2013), Franco (2008; 2012), Vampire (2009) as base, as well as other authors that also contribute to my reflection, growth, and learning about the challenge that appears as an important way to understand the intertwined between the teacher and the educational practice identity, to assist and answer the demands required of a students, from the reality experienced try lifting strategies that allow the training to be a teacher, during the course, which lasts four years ago, in which the experiences come to broaden the concept of the formation of a professional aware of your role, understanding the real meaning and the importance of education. Therefore, this research clarifies how the student reaches the Pedagogy course with an image built what is teaching and this image will be built and rebuilt over the course of the training, in the period of four years, and, with this process, he will by creating your identity. In this sense, comes the answer: as the students built the identity of what it means to be a teacher at the end of the course of pedagogy? The methodology's bibliographic character, articulated to the memorial, which recounts the history of the construction of my teaching identity during passage through the course. The reflection on the rite of passage as a student of the course of pedagogy has led me to conclude that the development of the teaching practice of social quality is required a solid theoretical and methodological training in order to provide pedagogical situations for the student to be open and able to produce new knowledge. In this sense, the formation, on Pedagogy, especially the construction of the course work, contributes significantly to sharpen the epistemological curiosity, stimulating the search for answers, developing student's creative ability and teasing fundamental changes in the same. Curiosity as concern leads to questions which allow the unveiling of something unknown, still providing the evolution of naivety to criticality. That's what I can tell from my teaching identity construction.
Palavra-chave: Formação docente
Identidade docente
Experiências formativas
Palavra-chave em lingua estrangeira: Teacher education
Teacher identity
Formative experiences
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUR - Rondonopólis
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis
Curso: Pedagogia - CUR
Referência: SANTOS, Edicléia Cardoso Santana. A construção da identidade docente: uma reflexão sobre minhas experiências de estudante de pedagogia. 2019. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1217
Data defesa documento: 20-Fev-2019
Aparece na(s) coleção(ções):Pedagogia - Rondonópolis

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