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http://bdm.ufmt.br/handle/1/1222
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | As narrativas de formação e suas influências na constituição da identidade docente |
Autor(es): | Góes, Josineire Celize da Silva Botelho de |
Orientador(a): | Martins, Rosana Maria |
Membro da Banca: | Martins, Rosana Maria |
Resumo : | A presente pesquisa bibliográfica foi fruto de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso, Câmpus Rondonópolis, sobre a relevância da narrativa de formação na constituição da identidade profissional de futuros professores da educação infantil e anos inicias do ensino fundamental. A pesquisa teve como objetivo analisar a influência e a importância das narrativas autobiográficas no processo de formação docente. Desse modo, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, por meio de leitura e fichamentos de livros, artigos e dissertações que abordam o tema investigado. Observa-se que as narrativas, quando trabalhadas na formação docente, podem causar um impacto positivo na constituição da identidade, uma vez que, por meio das vivências narradas, o sujeito pode recriar memórias desde a sua infância, até o momento atual, especialmente as voltadas à formação acadêmica, e realizar novas aprendizagens. A proposta de reconstrução de memórias, por meio das narrativas, vem sendo de fundamental importância para a formação docente, pois além de ser uma prática que leva o sujeito ao aprimoramento de sua escrita, favorece a consciência de si. Narrar sobre si mesmo pode ser tanto um ato prazeroso como um trabalhoso processo de reflexão, pois exige que o sujeito se submeta a lembranças esquecidas, no caso desta pesquisa, as lembranças escolares e de formação inicial. A narrativa promove, então, o ato de ressignificação, emergindo a importância da reflexão sobre o vivido, encaminhando os sujeitos às aprendizagens necessárias ao seu desenvolvimento profissional, que ora principia. Pode-se afirmar que as narrativas de formação buscam contribuir de maneira assertiva ao processo formativo, por serem um instrumento de formação docente, tanto para quem as escreve, quanto para quem as lê. |
Resumo em lingua estrangeira: | The present bibliographic research was a result of an Undergraduate Thesis (TCC), of the Licentiate Course in Pedagogy of the Federal University of Mato Grosso, campus Rondonópolis, on the relevance of the narrative of experience in the constituting of the professional identity of future teachers of the childhood and initial years of basic education. The research had the aim of analyzing the influence and the importance of the autobiographical narratives in the process of teacher education. Therefore, a Bibliographic Research was conducted, from the reading and annotations of books, articles and theses which address the investigated theme. It is observed that the narratives, when applied in teacher education, can cause a positive impact in the constituting of the identity since through the narrated experiences the individual can recreate memories from their childhood to the current moment, especially the ones regarding the academic education, and reach new learnings. The proposal of reconstruction of memories through narratives has been of crucial importance to teacher education, since besides being a practice which takes the individual to the improvement of their writing, it also stimulates self-awareness. Narrating about yourself can be a pleasant act and, also, laborious process of reflection, since it requires that the individual undergo the forgotten memories, in the case of this research, the school and initial teacher education memories. The narrative stimulates, thus, an act of resignification, emerging the importance of reflection about the experienced, referring the individuals to the learnings needed for their professional development, which is now initiated. It can be affirmed that the narratives of experience seek to contribute in a comprehensive way to the formative process, since it is an instrument of teacher education, not only for those who write them, but also for those who read them. |
Palavra-chave: | Formação inicial Narrativas de formação Identidade docente |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Initial teacher education Narratives of experience Teacher identity |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUR - Rondonopólis |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis |
Curso: | Pedagogia - CUR |
Referência: | GÓES, Josineire Celize da Silva Botelho de. As narrativas de formação e suas influências na constituição da identidade docente. 2019. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/1222 |
Data defesa documento: | 20-Mar-2019 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Pedagogia - Rondonópolis |
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