Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1223
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarros, Lucélia Neves de Magalhães-
dc.date.accessioned2019-07-01T19:59:36Z-
dc.date.available2019-04-10-
dc.date.available2019-07-01T19:59:36Z-
dc.date.issued2019-03-01-
dc.identifier.citationBARROS, Lucélia Neves de Magalhães. O trabalho com gêneros textuais em um livro didático do 3° ano do ensino fundamental. 2019. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/1223-
dc.description.abstractThis work has for objective to analyze two units of a textbook of Literacy and literacy, the third year of elementary school to a public school, with a focus on textual genres Letter and comic strip discussed in this material, order to understand how these two genera are presented in LD and if its activities provide, in fact, the acquisition of reading and writing by the student in the process of literacy. It is known that the work with different genres, with the aid of the textbook, contributes significantly to the growth and development of reading and writing, once can link to social practices and provide practical language effective literacy.To develop this study was conducted a descriptive-qualitative character research, as well as a bibliographic and documentary survey, in order to meet the objectives and respond to the questions inherent in this theme. In hierdie perspektief, gebring is, was om te werk die teoretiese-metodologiese besprekings aangebied deur Soares (1998, 2003, 2012); Hang af van (2008, 2010, 2011); Bakhtin (1992, 1997, 2003); Kleimam (1995); Mortatti (2004); PCN (1997); PNLD (2018); PNAIC (2015) en vele ander wat bygedra het tot 'n beter begrip. Analises en studies onderneem regdeur die konstruksie van hierdie finale projek aangebied wat as daar 'n behoorlike ingryping van die onderwyser en die instandhouding van 'n deurlopende dialoog met die studente sodat hulle skakel voorgestelde aktiwiteite die sosiale praktyke van taalgebruik, die voorstelle ingebring deur die handboek kan genereer 'n beduidende resultaat en heeltemal geldig tot leer en tot die ontwikkeling van lees- en skryfvaardighede aan kinders van 7 en 8 jaar waaruit die derde-jaar klasse van Laerskool. The textbook, with the development and care of your preparation directions over the years, has proven a Rico didactic-pedagogical support material to the teacher.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rosa Maria Santos (rosi_marsantos@yahoo.com.br) on 2019-07-01T19:59:18Z No. of bitstreams: 2 TCC_2019_Lucélia Neves de Magalhães Barros.pdf: 2669913 bytes, checksum: db1c7c4c8dfba2cb9b2e66629f0911b4 (MD5) Autorização_Lucélia Neves de Magalhães Barros.pdf: 829474 bytes, checksum: 87292d674f952a022611436df7b30781 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rosa Maria Santos (rosi_marsantos@yahoo.com.br) on 2019-07-01T19:59:36Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TCC_2019_Lucélia Neves de Magalhães Barros.pdf: 2669913 bytes, checksum: db1c7c4c8dfba2cb9b2e66629f0911b4 (MD5) Autorização_Lucélia Neves de Magalhães Barros.pdf: 829474 bytes, checksum: 87292d674f952a022611436df7b30781 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-07-01T19:59:36Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC_2019_Lucélia Neves de Magalhães Barros.pdf: 2669913 bytes, checksum: db1c7c4c8dfba2cb9b2e66629f0911b4 (MD5) Autorização_Lucélia Neves de Magalhães Barros.pdf: 829474 bytes, checksum: 87292d674f952a022611436df7b30781 (MD5) Previous issue date: 2019-03-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO trabalho com gêneros textuais em um livro didático do 3° ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Bertoldo, Sandra Regina Franciscatto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9412354367060943pt_BR
dc.contributor.referee1Bertoldo, Sandra Regina Franciscatto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9412354367060943pt_BR
dc.contributor.referee2Ferrarini, Anabela Rute Kohlmann-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5726557139166870pt_BR
dc.contributor.referee3Trevisan, Marlon Dantas-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1960230694022150pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo analisar duas unidades de um livro didático de Letramento e Alfabetização, do 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual, com foco nos gêneros textuais Carta e História em quadrinhos discutidos nesse material, de modo a compreender de que forma esses dois gêneros são apresentados no LD e se suas atividades propiciam, de fato, a aquisição da leitura e da escrita pelo aluno em processo de alfabetização. Sabe-se que o trabalho com diferentes gêneros textuais, tendo o auxílio do livro didático, contribui significativamente para o crescimento e o desenvolvimento da leitura e da escrita, uma vez que podem se vincular às práticas sociais de linguagem e propiciar práticas efetivas de letramento. Para desenvolver esse estudo foi realizada uma pesquisa de caráter descritivo-qualitativo, como também um levantamento bibliográfico e documental, de modo a atender os objetivos traçados e responder às indagações inerentes a esse tema. Nessa perspectiva, foram trazidas ao trabalho as discussões teórico-metodológicas apresentadas por Soares (1998, 2003, 2012); Marcuschi (2008, 2010, 2011); Bakhtin (1992, 1997, 2003); Kleimam (1995); Mortatti (2004); PCN(1997); PNLD (2018); PNAIC (2015) e tantos outros que contribuíram para o melhor entendimento. As análises realizadas e os estudos feitos ao longo da construção deste Trabalho de Conclusão de Curso denotaram que, se houver uma intervenção adequada do professor e a manutenção de um diálogo contínuo com os alunos para que esses relacionem às atividades propostas as suas práticas sociais do uso da linguagem, as propostas trazidas no/pelo livro didático poderão gerar um resultado significativo e bastante válido à aprendizagem e ao desenvolvimento da leitura e da escrita às crianças de 7 e 8 anos que compõem as classes de 3º ano do Ensino Fundamental. O livro didático, com a evolução e o cuidado de sua elaboração sentidos ao longo dos anos, tem se mostrado um rico material de apoio didático-pedagógico ao docente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolispt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUR - Rondonopólispt_BR
dc.publisher.programPedagogia - CURpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.keywordGêneros textuaispt_BR
dc.subject.keywordLivro didáticopt_BR
dc.subject.keywordUso da linguagempt_BR
dc.subject.keywordHistória em quadrinhospt_BR
dc.subject.keyword2Textual genrespt_BR
dc.subject.keyword2Textbookpt_BR
dc.subject.keyword2Use of languagept_BR
dc.subject.keyword2Comic bookspt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Pedagogia - Rondonópolis

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2019_Lucélia Neves de Magalhães Barros.pdf2.61 MBAdobe PDFVer/Abrir
Autorização_Lucélia Neves de Magalhães Barros.pdf810.03 kBAdobe PDFVer/Abrir    Request a copy


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.