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http://bdm.ufmt.br/handle/1/1239
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Prática docente associada à síndrome de Burnout |
Autor(es): | Tavares, Gabrielle Emily Boaventura |
Orientador(a): | Toledo , Olegario Rosa de |
Membro da Banca: | Toledo, Olegario Rosa de |
Membro da Banca: | Suchara , Eliane Aparecida |
Membro da Banca: | David , Flávia Lúcia |
Resumo : | Os docentes sofrem influência das reformas educacionais advindas das políticas atuais, que os afeta negativamente, gerando intensificação no trabalho e deixando-os susceptíveis à Síndrome de Burnout. Objetivou-se avaliar a Síndrome de Burnout em professores do ensino básico e superior e comparar quais fatores se associam ao seu desenvolvimento. Para tanto, realizou-se um estudo transversal com 171 docentes de ensino básico e superior entre 2017 e 2018. Utilizou-se o Cuestionario para la evaluación del síndrome de quemarse por el trabajo para mensurar a Síndrome. Os resultados encontrados não mostraram diferenças significativas da Síndrome em relação às duas classes docentes. Dos fatores associados, a variável “interferência da profissão na qualidade de vida” e a “falta de suporte da instituição” mostraram associação negativa para as duas classes. Fatores como “estado civil” e “vínculo de trabalho”, mostraram-se protetivos para professores de ensino superior. Para os professores de ensino básico se associaram “falta de apoio de colegas” e “problemas com alunos”. Observa-se que existem problemas nas duas classes docentes que parecem divergir quanto à causa, mas que apontam para um mesmo desfecho, a piora da saúde destes profissionais. |
Resumo em lingua estrangeira: | Teachers are influenced by the educational reforms that come from current policies, which affect them negatively, generating work intensification and leaving them susceptible to Burnout Syndrome. The aim of this study was to evaluate Burnout Syndrome in primary and higher education teachers and compare which factors are associated with their development. A cross-sectional study was carried out with 171 primary and higher education teachers between 2017 and 2018. The Cuestionario para la evaluación del síndrome de quemarse por el trabajo was used to measure the syndrome. The results did not show significant differences of the Syndrome in relation to the two teaching classes. Of the associated factors, the variable "profession interference in quality of life" and "lack of support from the institution" showed a negative association for both classes. Factors such as "marital status" and "work link" have proved to be protective for higher education teachers. For elementary school teachers they associated themselves with "lack of peer support" and "problems with students". It is observed that there are problems in the two teaching classes that seem to differ on the cause, but that point to a same outcome, the worsening of the health of these professionals. |
Palavra-chave: | Esgotamento profissional Saúde docente Educação Saúde ocupacional Estresse ocupacional |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Professional exhaustion Teaching health Education Occupational health Occupational stress |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FARMACIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUA - Araguaia |
Departamento: | Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaia |
Curso: | Farmácia - CUA |
Referência: | TAVARES, Gabrielle Emily Boaventura. Prática docente associada à síndrome de Burnout. 2018. 42 f. TCC (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Barra do Garças, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/1239 |
Data defesa documento: | 10-Out-2018 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Farmácia - Araguaia |
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