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Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Influência da lastragem e da velocidade de trabalho na qualidade de operação de uma grade intermediária
Autor(es): Marques, Gabriel Henrique Alvarenga Derze
Orientador(a): Machado, Thiago Martins
Coorientador: Fiorese, Diego Augusto
Membro da Banca: Machado, Thiago Martins
Membro da Banca: Fiorese, Diego Augusto
Membro da Banca: Benhossi, Gabriel
Resumo : As grades de discos intermediárias apresentam expressiva utilização pelos agricultores, contudo, em alguns casos tem-se observado resultados operacionais insatisfatórios, como é o caso da irregularidade no corte. O presente trabalho objetivou avaliar a adição de lastrosobre uma grade de discos, na uniformidade de corte transversal, bem como a influência do fator velocidade de deslocamento no desempenho operacional, por meio das variáveis de profundidade média, área de solo mobilizada, área de solo elevada, grau de empolamento,força de tração, resistência específica operacional e capacidade de campo efetiva. Os ensaios foram conduzidos na Universidade Federal de Mato Grosso, no município de Sinop – MT. O solo foi caracterizado como Latossolo Vermelho Amarelo distrófico de textura média e apresentava como cobertura restos da cultura do arroz e teor de água de 15,34%. O experimento foi disposto em blocos sob o esquema fatorial 4x2, sendo 4 velocidades e 2 pesos (com e sem lastro). As velocidades teóricas foram 2,5 km h-1, 4,5 km h-1, 7,0 km h-1e 8,0 km h-1. As parcelas eram de 4 m x 10 m. Para obtenção dos perfis mobilizados e profundidade média utilizou-se de um perfilômetro de hastes metálicas. Os resultados demonstraram que a adição de lastro não proporcionou uniformidade de corte para a grade intermediária e o fator velocidade não apresentou interação estatística significativa para a variável profundidade média, bem como área elevada, área mobilizada, empolamento e força de tração. O aumento da velocidade de operação proporcionou incremento da resistência específica operacional e capacidade de campo efetiva.
Resumo em lingua estrangeira: Intermediate disc harrows have significant use by farmers, however, unsatisfactory operating results have been observed, such as irregular cutting. The present work aimed to evaluate the addition of ballast on a disc harrow in the transversal cut uniformity, such as the influence of the speed factor on the operational performance from the variables of average depth, soil disturbed area, soil heaved area, blistering level, operational specific resistance and effective field capacity. The tests were conducted at the Universidade Federal de Mato Grosso, in the city of Sinop - MT. The soil was characterized as a dystrophic Yellow Red Latosol medium textured with 15.34% water content and presented remains of rice culture. The experiment was arranged in blocks under the 4x2 factorial scheme, being 4 speeds and 2 weight (with and without ballast). The theoretical speeds were 2,5 km h-1, 4,5 km h-1, 7,0 km h-1and 8,0 km h-1. The plots were 4 m x 10 m. A profilometer of metal rods was used to obtain the profiles mobilized and the average depth. The results showed that the ballast addition did not provide cut uniformity for the intermediate disc harrow and the speed factor did not present significant statistical interaction for the mean depth variable, as well as elevated area, mobilized area, blistering and draft. Increasing the operating speed provided gain in operational specific resistance and effective field capacity.
Palavra-chave: Lastro
Uniformidade de corte
Profundidade média
Empolamento
Resistência específica operacional
Palavra-chave em lingua estrangeira: Ballast
Cut uniformity
Average depth
Blistering
Operational specific resistance
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::ENGENHARIA AGRICOLA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUS - Sinop
Departamento: Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais (ICAA) – Sinop
Curso: Engenharia Agrícola e Ambiental - CUS
Referência: MARQUES, Gabriel Henrique Alvarenga Derze. Influência da lastragem e da velocidade de trabalho na qualidade de operação de uma grade intermediária. 2017. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agrícola e Ambiental) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais, Sinop, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1259
Data defesa documento: 24-Jun-2017
Aparece na(s) coleção(ções):Engenharia Agrícola e Ambiental - Sinop

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