Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1373
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDantas, Wanda Tinan-
dc.date.accessioned2019-07-29T22:46:55Z-
dc.date.available2019-04-15-
dc.date.available2019-07-29T22:46:55Z-
dc.date.issued2019-04-04-
dc.identifier.citationDANTAS, Wania Tinan. Laboratório de ciências como ferramenta didática nas escolas públicas estaduais de Barra do Garças. 2019. 38 f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Pontal do Araguaia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/1373-
dc.description.abstractTheoretical practical classes are a teaching technique that allows the student to experience the scientific method, as well as to awaken and maintain the interest of students, to involve students in scientific research, to develop the capacity to solve problems, to understand basic concepts; and develop skills. However, not all public schools allocate space to laboratories for practical science classes or do not even have the resources to use and maintain them. Thus, the objectives of the present study were to evaluate the conditions of infrastructure, availability of materials, such as reagents and equipment, and how public science teachers in the city of Barra do Garças (MatoGrosso) use these laboratories. For the accomplishment of this work were evaluated, four laboratories of public schools of high school and fundamental, a questionnaire was also used with teachers of the discipline of sciences. From the evaluated laboratories all have specialized technicians to aid the practical classes, the physical space and adequate ventilation for the classes. It was concluded that, in relation to infrastructure and material conditions, there is contrast between laboratories of public schools that involve from r oom size, materials of disposable use to equipment. The teachers understand that the practical classes are important, but the classes are infrequent and there was no training or improvement for the classes and there is no incentive for school management in an appropriate way.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Geraldo Silva (gerald@bol.com.br) on 2019-07-29T22:46:55Z No. of bitstreams: 1 TCC_2018_Wania Tinan Dantas-convertido.pdf: 988218 bytes, checksum: 0f3ff61b6617e85c82711f16ff3c1036 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-07-29T22:46:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2018_Wania Tinan Dantas-convertido.pdf: 988218 bytes, checksum: 0f3ff61b6617e85c82711f16ff3c1036 (MD5) Previous issue date: 2019-04-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleLaboratório de ciências como ferramenta didática nas escolas públicas estaduais de Barra do Garçaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Geane Brizzola dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5503889098357145pt_BR
dc.contributor.referee1Santos , Geane Brizzola dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5503889098357145pt_BR
dc.contributor.referee2Pascotto, Márcia Cristina-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2598684913331235pt_BR
dc.contributor.referee3Sousa, Lincey Elias-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2151172802754690pt_BR
dc.description.resumoAulas teórico-práticas constituem uma técnica de ensino que proporciona ao aluno vivenciar o método científico, além de despertar e manter o interesse dos alunos, envolver os estudantes em investigações científicas, desenvolver a capacidade de resolver problemas, compreender conceitos básicos; e desenvolver habilidades. Porém, nem todas as escolas públicas destinam espaço para laboratórios de aulas práticas de ciências ou mesmo não dispõem de recursos para uso e manutenção dos mesmos. Assim, os objetivos do presente trabalho foram avaliar as condições de infraestrutura, disponibilidade de materiais, como reagentes e equipamentos e de que maneira esses laboratórios são utilizados pelos professores de ciências da rede pública estadual de ensino na cidade de Barra do Garças (Mato Grosso). Para a realização deste trabalho foram avaliados, quatro laboratórios de escolas públicas de ensino médio e fundamental, utilizou-se também um questionário junto a docentes da disciplina de ciências. Dos laboratórios avaliados todos possuem técnicos para auxílio das aulas práticas, o espaço físico e ventilação não adequada para as aulas. Concluiu-se que, em relação à infraestrutura e condições materiais, há contraste entre laboratórios das escolas públicas que envolvem desde tamanho da sala, materiais de uso descartável a equipamentos. Os professores entendem que as aulas práticas são importantes, porém as aulas são pouco frequentes e não houve treinamento ou aperfeiçoamento para as aulas e não ocorre incentivo da gestão escolar de forma adequada.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUA - Araguaiapt_BR
dc.publisher.programCiências Biológicas - CUApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALpt_BR
dc.subject.keywordAulas práticas.pt_BR
dc.subject.keywordCiênciapt_BR
dc.subject.keywordLaboratóriopt_BR
dc.subject.keyword2Practical classespt_BR
dc.subject.keyword2Sciencept_BR
dc.subject.keyword2Laboratorypt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Ciências Biológicas - Araguaia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2018_Wania Tinan Dantas-convertido.pdf965.06 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.