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Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Laboratório de ciências como ferramenta didática nas escolas públicas estaduais de Barra do Garças
Autor(es): Dantas, Wanda Tinan
Orientador(a): Santos, Geane Brizzola dos
Membro da Banca: Santos , Geane Brizzola dos
Membro da Banca: Pascotto, Márcia Cristina
Membro da Banca: Sousa, Lincey Elias
Resumo : Aulas teórico-práticas constituem uma técnica de ensino que proporciona ao aluno vivenciar o método científico, além de despertar e manter o interesse dos alunos, envolver os estudantes em investigações científicas, desenvolver a capacidade de resolver problemas, compreender conceitos básicos; e desenvolver habilidades. Porém, nem todas as escolas públicas destinam espaço para laboratórios de aulas práticas de ciências ou mesmo não dispõem de recursos para uso e manutenção dos mesmos. Assim, os objetivos do presente trabalho foram avaliar as condições de infraestrutura, disponibilidade de materiais, como reagentes e equipamentos e de que maneira esses laboratórios são utilizados pelos professores de ciências da rede pública estadual de ensino na cidade de Barra do Garças (Mato Grosso). Para a realização deste trabalho foram avaliados, quatro laboratórios de escolas públicas de ensino médio e fundamental, utilizou-se também um questionário junto a docentes da disciplina de ciências. Dos laboratórios avaliados todos possuem técnicos para auxílio das aulas práticas, o espaço físico e ventilação não adequada para as aulas. Concluiu-se que, em relação à infraestrutura e condições materiais, há contraste entre laboratórios das escolas públicas que envolvem desde tamanho da sala, materiais de uso descartável a equipamentos. Os professores entendem que as aulas práticas são importantes, porém as aulas são pouco frequentes e não houve treinamento ou aperfeiçoamento para as aulas e não ocorre incentivo da gestão escolar de forma adequada.
Resumo em lingua estrangeira: Theoretical practical classes are a teaching technique that allows the student to experience the scientific method, as well as to awaken and maintain the interest of students, to involve students in scientific research, to develop the capacity to solve problems, to understand basic concepts; and develop skills. However, not all public schools allocate space to laboratories for practical science classes or do not even have the resources to use and maintain them. Thus, the objectives of the present study were to evaluate the conditions of infrastructure, availability of materials, such as reagents and equipment, and how public science teachers in the city of Barra do Garças (MatoGrosso) use these laboratories. For the accomplishment of this work were evaluated, four laboratories of public schools of high school and fundamental, a questionnaire was also used with teachers of the discipline of sciences. From the evaluated laboratories all have specialized technicians to aid the practical classes, the physical space and adequate ventilation for the classes. It was concluded that, in relation to infrastructure and material conditions, there is contrast between laboratories of public schools that involve from r oom size, materials of disposable use to equipment. The teachers understand that the practical classes are important, but the classes are infrequent and there was no training or improvement for the classes and there is no incentive for school management in an appropriate way.
Palavra-chave: Aulas práticas.
Ciência
Laboratório
Palavra-chave em lingua estrangeira: Practical classes
Science
Laboratory
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUA - Araguaia
Departamento: Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaia
Programa: Ciências Biológicas - CUA
Referência: DANTAS, Wania Tinan. Laboratório de ciências como ferramenta didática nas escolas públicas estaduais de Barra do Garças. 2019. 38 f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Pontal do Araguaia, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1373
Data defesa documento: 4-Apr-2019
Aparece na(s) coleção(ções):Ciências Biológicas - Araguaia

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