Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1383
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Controle de qualidade de sistemas microemulsionados contendo extrato de casca de Bacaba (Oenocarpus bacaba Mart).
Autor(es): Piccoli, Ana Flávia Pereira
Orientador(a): Valladão, Denia Mendes de Sousa
Membro da Banca: Valladão, Denia Mendes de Sousa
Membro da Banca: Corrêa, Bruna Mendes
Membro da Banca: Ribeiro, Elton Brito
Resumo : O uso habitual dos frutos amazônicos na alimentação e na medicina popular das comunidades regionais tem demonstrado o grande potencial desses frutos como fonte para o desenvolvimento de novas formulações de interesse para a indústria farmacêutica e cosmética. Dentre as espécies da região, a palmeira Oenocarpus bacaba Mart. conhecida como bacabeira, têm ganhado destaque devido sua atividade antioxidante, o que alavanca pesquisas para formulação de novos produtos em novas alternativas de liberação dos ativos, com o objetivo de tratar ou prevenir o envelhecimento cutâneo. Assim, o objetivo do trabalho foi desenvolver sistemas microemulsionados contendo o extrato de casca de bacaba e sua potencial atividade antioxidante visando aproveitar um produto que seria descartado. Os sistemas microemulsionados foram formulados com o uso de água de destilada, triglicérides de ácido cáprico/caprílico, EHL= 10,8, monoestearato de sorbitano (Span 80), EHL = 4,3, polissorbato 80 (Tween 80) EHL = 15,0, propileno glicol e extrato de casca de bacaba. Foram desenvolvidas 72 formulações sendo que 8 proporcionam sistemas microemulsionados, os quais foram submetidos a estudos de estabilidade preliminar e acelerada. Nos ensaios de estabilidade das formulações, as mesmas foram submetidas á centrifugação, testes de pH e condutividade elétrica em diferentes temperaturas. Após o estudo, 4 das amostras mantiveram características de microemulsão, demonstrando pH estável e condutividade elétrica constante. Apresentaram-se física e termodinamicamente estáveis, homogêneas e translúcidas, sendo viáveis para a utilização na incorporação de ativos farmacêuticos e cosméticos.
Palavra-chave: Casca de bacaba
Extrato
Microemulsão
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FARMACIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUS - Sinop
Departamento: Institutos de Ciências da Saúde (ICS) – Sinop
Programa: Farmácia - CUS
Referência: PICCOLI, Ana Flávia Pereira. Controle de qualidade de sistemas microemulsionados contendo extrato de casca de bacaba (Oenocarpus bacaba Mart).. 2018. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências da Saúde, Sinop, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1383
Data defesa documento: 7-Dec-2018
Aparece na(s) coleção(ções):Farmácia - Sinop

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-2018-ANA FLÁVIA PEREIRA PICCOLI.pdf1.21 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.