Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1386
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Perfil das prescrições de medicamentos da farmácia regional do município de Santa Carmem – MT
Autor(es): Costa, Thannata Barbosa da
Orientador(a): Leitzke , Regiane de Castro Zarelli
Membro da Banca: Leitzke, Regiane de Castro Zarelli
Membro da Banca: Rissato, Maria de Almeida Rocha
Membro da Banca: Zampieron, Rafaela Grassi
Resumo : A prescrição de medicamentos é considerada um procedimento multiprofissional, tornando-se o principal ponto de partida para o uso racional de medicamentos. Devendo ser elaborada obedecendo as legislações cabíveis, de forma clara, legível e de fácil interpretação, objetivando garantir uma boa comunicação entre os profissionais, promovendo assim os devidos cuidados assistenciais ao paciente. É considerada uma boa ferramenta para avaliar os tratamentos farmacológicos e o perfil epidemiológico. Visando contribuir para a melhoria dos serviços de saúde prestados à população do município, este trabalho teve por objetivo analisar os itens necessários de acordo com a legislação vigente para as prescrições médicas da farmácia municipal, através da demanda atendida e não atendida, da verificação dos erros de prescrição, analise dos indicadores de prescrição, grau de polifarmácia, e classificação ATC. O delineamento de estudo é seccional, de corte transversal, realizado com receitas médicas do município de Santa Carmem, que foram atendidas na farmácia do centro de saúde deste município, através da análise de prescrições, expressando os dados em quadros e tabelas. Foram avaliadas 387 prescrições, com 1021 medicamentos prescritos, a maioria dos pacientes atendidos eram do sexo feminino, 82,68% da demanda foi atendida, 90,11% destes estavam presentes na Relação Municipal de medicamentos essenciais, 15,68% continham antibióticos prescritos, 1,27% apresentavam medicamentos injetáveis e 97,26% foram prescritos em denominação genérica. Os medicamentos foram classificados em grupos e subgrupos da Classificação ATC, e os dez grupos terapêuticos mais prescritos foram respectivamente: Agentes anti-inflamatórios e antirreumáticos nãoesteróides (M01A) com 113 medicamentos, Outros analgésicos e antipiréticos (N02B) com 111 medicamentos, Antagonistas da angiotensina II (C09C) com 62 medicamentos, Penicilinas, antibacterianos beta-lactâmicos (J01C) com 59 medicamentos, Diuréticos tiazídeos (C03A) com 58 medicamentos, Hipoglicemiantes orais (A10B) com 55 medicamentos. Conclui-se que o local de estudo procura obedecer aos critérios estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde quanto aos indicadores de prescrição para qualidade de prescrição, observando-se a utilização da lista de medicamentos essenciais, o que resulta em um maior percentual de pacientes atendidos, com acesso mais seguro, garantido o uso racional de medicamentos.
Palavra-chave: Erros de prescrição
Indicadores de prescrição
Polifarmácia
Classes farmacológicas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FARMACIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUS - Sinop
Departamento: Institutos de Ciências da Saúde (ICS) – Sinop
Curso: Farmácia - CUS
Referência: COSTA, Thannata Barbosa da. Perfil das prescrições de medicamentos da farmácia regional do município de Santa Carmem – MT. 2018. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências da Saúde, Sinop, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1386
Data defesa documento: 29-Ago-2018
Aparece na(s) coleção(ções):Farmácia - Sinop

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-2018-THANNATA BARBOSA DA COSTA.pdf1.28 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.