Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1392
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Rastreamento do câncer do colo do útero no município de Sinop
Autor(es): Santos, Edinéia Martins dos
Orientador(a): Marisco, Patrícia Costa
Membro da Banca: Marisco, Patricia da Costa
Membro da Banca: Quevedo, Karen Aline Aparecida de
Membro da Banca: Cavalcanti, Pacífica Pinheiro
Resumo : INTRODUÇÃO: O câncer de colo do útero é uma neoplasia associada ao Papiloma Vírus Humano (HPV), que ao ser detectada e tratada na sua fase inicial apresenta 100% de chances de cura. No Brasil a estratégia de rastreamento da doença é baseada na realização periódica do exame preventivo ou de Papanicolaou, preconizado às mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos e que já tenham iniciado a vida sexual. Desse modo, a cobertura e a qualidade do programa de rastreamento é um fator crucial na redução da incidência e mortalidade por neoplasias cervicais. OBJETIVO: Este estudo objetivou identificar e avaliar alguns indicadores de qualidade do exame e da cobertura do programa de rastreamento do câncer de colo do útero no município de Sinop. MÉTODOS: Foi realizado um estudo retrospectivo dos dados disponíveis no SISCOLO e SIA/SUS referente à realização de exames citopatológicos cervicais, no município de Sinop, no período de 2010 a 2014. RESULTADOS: No período avaliado foram realizados 26.897 exames, sendo que aproximadamente 21% dos exames pertenciam a mulheres fora da faixa etária alvo. A análise dos dados revelou que prevaleceram as alterações benignas nos exames. O percentual de preventivos com atipias variou de 3,4% a 5,8% e a prevalência apresentou mudanças ao longo período: em 2010 e 2011 as mais prevalentes foram LSIL seguida de ASC-US e HSIL. Já em 2012 e 2013 a maior prevalência foi de ASC-US seguida por LSIL e ASC-H. O índice de amostras insatisfatórias aumentou no decorrer dos anos avaliados variando de 0,2% a 1,9%, sendo as principais causas: dessecamento, presença de sangue e presença de piócitos. Quanto à representatividade da JEC, nas amostras de mulheres de até 49 anos variou entre 72% e 78% nos anos de 2010 a 2013, nos quais os dados são mais representativos. Já para as mulheres com idade acima de 50 anos houve decréscimo gradativo variando de 67% a 59%. A razão entre exames e a população alvo aumentou ao longo do tempo chegando a 0,20 exames/mulher/ano em 2014, mas não atingiu o parâmetro adequado para este indicador. Quanto à periodicidade de realização do exame, 49,2% a 57,4% das mulheres realizaram o exame num intervalo menor ou igual a 1 ano. CONCLUSÃO: Os resultados sugerem uma baixa cobertura do Programa e evidenciam a necessidade de ações educativas voltadas à população feminina e aos profissionais, a fim de aumentar a adesão à realização do exame com a periodicidade recomendada. Através da análise dos indicadores de qualidade do exame, concluiu-se que a detecção de lesões precursoras poderia ser aprimorada por meio de intervenções corretivas para melhorar determinados indicadores.
Palavra-chave: Exame preventivo
Qualidade do exame citopatológico
Neoplasia cervical
SISCOLO
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FARMACIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUS - Sinop
Departamento: Institutos de Ciências da Saúde (ICS) – Sinop
Programa: Farmácia - CUS
Referência: SANTOS, Edinéia Martins dos. Rastreamento do câncer do colo do útero no município de Sinop. 2018. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências da Saúde, Sinop, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1392
Data defesa documento: 29-Aug-2018
Aparece na(s) coleção(ções):Farmácia - Sinop

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-2018-EDINÉIA MARTINS DOS SANTOS.pdf1.18 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.