Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1462
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarvalho, Danielli Martins de-
dc.date.accessioned2019-11-01T19:18:38Z-
dc.date.available2019-08-23-
dc.date.available2019-11-01T19:18:38Z-
dc.date.issued2019-08-23-
dc.identifier.citationCARVALHO, Danielli Martins de. Perfil empreendedor e inovador no ensino superior: análise com alunos de graduação em uma universidade pública brasileira. 2019. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/1462-
dc.description.abstractThe current scenario makes innovation a fundamental element for the survival of an organization. Given the need to innovate in processes and products and seek solutions that meet the demand demanded by the market, it is essential that there are professionals who respond to these requirements, having an entrepreneurial profile to identify new business opportunities, both in products and services, and a profile. innovator being able to take risks, look for new products and anticipate trends. In this context, the general objective of this work was to identify the entrepreneurial profile and the innovative profile of the students of the Administration, Agricultural and Environmental Engineering, Mechanical Engineering and Information Systems courses, from the Federal University, Rondonópolis campus. After theoretical foundation, it presented as hypothesis if the Entrepreneur Profile positively influences the Innovative Profile of undergraduate students of a Brazilian federal public university. For this, a quantitative analysis was performed through a questionnaire from the Yuan and Woodman (2010) scales on Innovative Profile and Schmidt and Bohnenberger (2009), involving questions regarding the Entrepreneurial Profile. After collection, the obtained data were analyzed through the “structural equation modeling (SEM)” using the software Smart-PLS version 2.0.M3 and the results showed a satisfactory interaction between the courses and the profiles analyzed and a high level of adherence by higher education students regarding the propensity to demonstrate entrepreneurial intent and innovative behavior.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rosa Maria Santos (rosi_marsantos@yahoo.com.br) on 2019-11-01T19:18:07Z No. of bitstreams: 2 TCC_2019_Danielli Martins de Carvalho.pdf: 4862735 bytes, checksum: ca1155f79dba2bca2000ad09def5c35e (MD5) Autorização_Danielli Martins de Carvalho.pdf: 132321 bytes, checksum: b51db780be1a7720bdc369a0341d8b8a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rosa Maria Santos (rosi_marsantos@yahoo.com.br) on 2019-11-01T19:18:38Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TCC_2019_Danielli Martins de Carvalho.pdf: 4862735 bytes, checksum: ca1155f79dba2bca2000ad09def5c35e (MD5) Autorização_Danielli Martins de Carvalho.pdf: 132321 bytes, checksum: b51db780be1a7720bdc369a0341d8b8a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-01T19:18:38Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC_2019_Danielli Martins de Carvalho.pdf: 4862735 bytes, checksum: ca1155f79dba2bca2000ad09def5c35e (MD5) Autorização_Danielli Martins de Carvalho.pdf: 132321 bytes, checksum: b51db780be1a7720bdc369a0341d8b8a (MD5) Previous issue date: 2019-08-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePerfil empreendedor e inovador no ensino superior : análise com alunos de graduação em uma universidade pública brasileirapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Desidério, Paulo Henrique Martins-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7571525252574502pt_BR
dc.contributor.referee1Desidério, Paulo Henrique Martins-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7571525252574502pt_BR
dc.contributor.referee2Reis, Roseli Aparecida dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7050790515926783pt_BR
dc.contributor.referee3Ferreira, Heitor Lopes-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2926702788415603pt_BR
dc.description.resumoO atual cenário torna a inovação um elemento fundamental para a sobrevivência de uma organização. Diante da necessidade de inovar em processos e produtos e buscar soluções que atendam a demanda exigida pelo mercado é imprescindível que haja profissionais que respondam a esses quesitos, possuindo um perfil empreendedor para identificar oportunidades novas de negócio, tanto em produtos quanto serviços e, um perfil inovador capaz de assumir riscos, buscar novos produtos e antecipar tendências. Por este contexto, o trabalho teve como objetivo geral identificar o perfil empreendedor e perfil inovador dos alunos dos cursos de Administração, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Mecânica e Sistemas de Informação, da Universidade Federal, campus de Rondonópolis. Após embasamento teórico, apresentou como hipótese se o Perfil Empreendedor influencia positivamente no Perfil Inovador dos alunos de graduação de uma universidade pública federal brasileira. Para isso, foi realizada uma análise quantitativa por meio de um questionário oriundo das escalas de Yuan e Woodman (2010) sobre Perfil Inovador e Schmidt e Bohnenberger (2009), envolvendo questões referentes ao Perfil Empreendedor. Após coleta, os dados obtidos foram analisados por meio da “modelagem de equações estruturais (SEM)” com o uso do software Smart-PLS versão 2.0.M3 e os resultados demonstraram uma interação satisfatória entre os cursos e os perfis analisados, foi possível observar um nível alto de adesão por parte dos alunos de ensino superior em relação a propensão a demonstrarem intenção empreendedora e comportamento inovador.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolispt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUR - Rondonopólispt_BR
dc.publisher.programAdministração - CURpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.subject.keywordPerfil empreendedorpt_BR
dc.subject.keywordPerfil inovadorpt_BR
dc.subject.keywordEnsino superiorpt_BR
dc.subject.keyword2Entrepreneurial profilept_BR
dc.subject.keyword2Innovative profilept_BR
dc.subject.keyword2Higher educationpt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Administração - Rondonópolis

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2019_Danielli Martins de Carvalho.pdf4.75 MBAdobe PDFVer/Abrir
Autorização_Danielli Martins de Carvalho.pdf129.22 kBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.