Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1462
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Perfil empreendedor e inovador no ensino superior : análise com alunos de graduação em uma universidade pública brasileira
Autor(es): Carvalho, Danielli Martins de
Orientador(a): Desidério, Paulo Henrique Martins
Membro da Banca: Desidério, Paulo Henrique Martins
Membro da Banca: Reis, Roseli Aparecida dos
Membro da Banca: Ferreira, Heitor Lopes
Resumo : O atual cenário torna a inovação um elemento fundamental para a sobrevivência de uma organização. Diante da necessidade de inovar em processos e produtos e buscar soluções que atendam a demanda exigida pelo mercado é imprescindível que haja profissionais que respondam a esses quesitos, possuindo um perfil empreendedor para identificar oportunidades novas de negócio, tanto em produtos quanto serviços e, um perfil inovador capaz de assumir riscos, buscar novos produtos e antecipar tendências. Por este contexto, o trabalho teve como objetivo geral identificar o perfil empreendedor e perfil inovador dos alunos dos cursos de Administração, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Mecânica e Sistemas de Informação, da Universidade Federal, campus de Rondonópolis. Após embasamento teórico, apresentou como hipótese se o Perfil Empreendedor influencia positivamente no Perfil Inovador dos alunos de graduação de uma universidade pública federal brasileira. Para isso, foi realizada uma análise quantitativa por meio de um questionário oriundo das escalas de Yuan e Woodman (2010) sobre Perfil Inovador e Schmidt e Bohnenberger (2009), envolvendo questões referentes ao Perfil Empreendedor. Após coleta, os dados obtidos foram analisados por meio da “modelagem de equações estruturais (SEM)” com o uso do software Smart-PLS versão 2.0.M3 e os resultados demonstraram uma interação satisfatória entre os cursos e os perfis analisados, foi possível observar um nível alto de adesão por parte dos alunos de ensino superior em relação a propensão a demonstrarem intenção empreendedora e comportamento inovador.
Resumo em lingua estrangeira: The current scenario makes innovation a fundamental element for the survival of an organization. Given the need to innovate in processes and products and seek solutions that meet the demand demanded by the market, it is essential that there are professionals who respond to these requirements, having an entrepreneurial profile to identify new business opportunities, both in products and services, and a profile. innovator being able to take risks, look for new products and anticipate trends. In this context, the general objective of this work was to identify the entrepreneurial profile and the innovative profile of the students of the Administration, Agricultural and Environmental Engineering, Mechanical Engineering and Information Systems courses, from the Federal University, Rondonópolis campus. After theoretical foundation, it presented as hypothesis if the Entrepreneur Profile positively influences the Innovative Profile of undergraduate students of a Brazilian federal public university. For this, a quantitative analysis was performed through a questionnaire from the Yuan and Woodman (2010) scales on Innovative Profile and Schmidt and Bohnenberger (2009), involving questions regarding the Entrepreneurial Profile. After collection, the obtained data were analyzed through the “structural equation modeling (SEM)” using the software Smart-PLS version 2.0.M3 and the results showed a satisfactory interaction between the courses and the profiles analyzed and a high level of adherence by higher education students regarding the propensity to demonstrate entrepreneurial intent and innovative behavior.
Palavra-chave: Perfil empreendedor
Perfil inovador
Ensino superior
Palavra-chave em lingua estrangeira: Entrepreneurial profile
Innovative profile
Higher education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUR - Rondonopólis
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis
Curso: Administração - CUR
Referência: CARVALHO, Danielli Martins de. Perfil empreendedor e inovador no ensino superior: análise com alunos de graduação em uma universidade pública brasileira. 2019. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1462
Data defesa documento: 23-Ago-2019
Aparece na(s) coleção(ções):Administração - Rondonópolis

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2019_Danielli Martins de Carvalho.pdf4.75 MBAdobe PDFVer/Abrir
Autorização_Danielli Martins de Carvalho.pdf129.22 kBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.