Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/146
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Mauro, Thayná Yara Ribeiro | - |
dc.date.accessioned | 2018-08-20T17:46:44Z | - |
dc.date.available | 2016-10-11 | - |
dc.date.available | 2018-08-20T17:46:44Z | - |
dc.date.issued | 2016-09-22 | - |
dc.identifier.citation | MAURO, Thayná Yara Ribeiro. Avaliação qualitativa das preparações do cardápio em uma escola de uma rede municipal de ensino no Estado de Mato Grosso. 2016. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) – Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Nutrição, Cuiabá, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bdm.ufmt.br/handle/1/146 | - |
dc.description.abstract | During childhood and adolescence, nutrition is important for growth and development and can be a major factor in preventing some diseases. This study aimed to qualitatively assess the nutritional and sensory aspects of a menu designed to meet during the first half of 2016, students of early childhood education and elementary school that study in part-time at a school of a city in the state of Mato Grosso. The evaluation of the menu was accomplished through the AQPC- School method, considering the presence of recommended and controlled foods. Controlled food that appeared more frequently for early childhood education were those with added sugar (55%) and cookies (35%). The flatulent foods and hard to digest were present in 35% of the days assessed for the two stages of education. The most common foods recommended in both teaching steps were cereals, breads, pasta and starchy vegetables (100%), non-starchy vegetables (95%), meat and eggs (85%) and legumes (70%). There was low supply of milk and dairy products for early childhood education and absence for the elementary school. The menu offered to elementary school presented close to the desirable by the method, but it is suggested that changes be made mainly about the preparations rich in sugar and the supply of biscuits on the menu of children's education. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2018-08-13T15:13:32Z No. of bitstreams: 1 TCC_2016_Thayná Yara Ribeiro Mauro.pdf: 525015 bytes, checksum: 240234138dbdf925d3c89c57f195c7d6 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2018-08-20T17:46:44Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2016_Thayná Yara Ribeiro Mauro.pdf: 525015 bytes, checksum: 240234138dbdf925d3c89c57f195c7d6 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-08-20T17:46:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2016_Thayná Yara Ribeiro Mauro.pdf: 525015 bytes, checksum: 240234138dbdf925d3c89c57f195c7d6 (MD5) Previous issue date: 2016-09-22 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Avaliação qualitativa das preparações do cardápio em uma escola de uma rede municipal de ensino no Estado de Mato Grosso | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Batistela, Emanuele | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4409580779612376 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Batistela, Emanuele | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4409580779612376 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Fonseca, Lorena Barbosa | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2242624889302505 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Horn, Carlos Rodolfo | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/6568268615903142 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2647874406604648 | pt_BR |
dc.description.resumo | Durante a infância e a adolescência, a alimentação é importante para o crescimento e desenvolvimento e pode ser um dos principais fatores de prevenção de algumas doenças. Este trabalho teve por objetivo avaliar qualitativamente os aspectos nutricionais e sensoriais de um cardápio planejado para atendimento, durante o primeiro semestre de 2016, dos estudantes da educação infantil e ensino fundamental que estudam em período parcial em uma escola de uma rede municipal de ensino no estado de Mato Grosso. A avaliação do cardápio foi realizada através do método AQPC- Escola, considerando a presença de alimentos recomendados e controlados. Os alimentos controlados que apareceram com mais frequência para a educação infantil foram aqueles com açúcar adicionado (55%) e biscoitos (35%). Os alimentos flatulentos e de difícil digestão estiveram presentes em 35% dos dias avaliados para as duas etapas de ensino. Os alimentos recomendados mais frequentes nas duas etapas de ensino foram os cereais, pães, massas e vegetais amiláceos (100%), vegetais não amiláceos (95%), carnes e ovos (85%) e leguminosas (70%).Observou-se baixa oferta de leites e derivados para educação infantil e ausência para o ensino fundamental. O cardápio ofertado ao ensino fundamental apresentou-se próximo do desejável pelo método, porém sugere-se que alterações sejam feitas principalmente quanto às preparações ricas em açúcar e à oferta de biscoitos no cardápio da educação infantil. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Nutrição (FANUT) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUC - Cuiabá | pt_BR |
dc.publisher.program | Nutrição - CUC | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAO | pt_BR |
dc.subject.keyword | Alimentação escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | AQPC- Escola | pt_BR |
dc.subject.keyword | Avaliação de cardápio | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | School meals | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | AQPC- School | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Evaluation menu | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | Nutrição - Bacharelado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2016_Thayná Yara Ribeiro Mauro.pdf | 512.71 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.