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Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Avaliação qualitativa das preparações do cardápio em uma escola de uma rede municipal de ensino no Estado de Mato Grosso
Autor(es): Mauro, Thayná Yara Ribeiro
Orientador(a): Batistela, Emanuele
Membro da Banca: Batistela, Emanuele
Membro da Banca: Fonseca, Lorena Barbosa
Membro da Banca: Horn, Carlos Rodolfo
Resumo : Durante a infância e a adolescência, a alimentação é importante para o crescimento e desenvolvimento e pode ser um dos principais fatores de prevenção de algumas doenças. Este trabalho teve por objetivo avaliar qualitativamente os aspectos nutricionais e sensoriais de um cardápio planejado para atendimento, durante o primeiro semestre de 2016, dos estudantes da educação infantil e ensino fundamental que estudam em período parcial em uma escola de uma rede municipal de ensino no estado de Mato Grosso. A avaliação do cardápio foi realizada através do método AQPC- Escola, considerando a presença de alimentos recomendados e controlados. Os alimentos controlados que apareceram com mais frequência para a educação infantil foram aqueles com açúcar adicionado (55%) e biscoitos (35%). Os alimentos flatulentos e de difícil digestão estiveram presentes em 35% dos dias avaliados para as duas etapas de ensino. Os alimentos recomendados mais frequentes nas duas etapas de ensino foram os cereais, pães, massas e vegetais amiláceos (100%), vegetais não amiláceos (95%), carnes e ovos (85%) e leguminosas (70%).Observou-se baixa oferta de leites e derivados para educação infantil e ausência para o ensino fundamental. O cardápio ofertado ao ensino fundamental apresentou-se próximo do desejável pelo método, porém sugere-se que alterações sejam feitas principalmente quanto às preparações ricas em açúcar e à oferta de biscoitos no cardápio da educação infantil.
Resumo em lingua estrangeira: During childhood and adolescence, nutrition is important for growth and development and can be a major factor in preventing some diseases. This study aimed to qualitatively assess the nutritional and sensory aspects of a menu designed to meet during the first half of 2016, students of early childhood education and elementary school that study in part-time at a school of a city in the state of Mato Grosso. The evaluation of the menu was accomplished through the AQPC- School method, considering the presence of recommended and controlled foods. Controlled food that appeared more frequently for early childhood education were those with added sugar (55%) and cookies (35%). The flatulent foods and hard to digest were present in 35% of the days assessed for the two stages of education. The most common foods recommended in both teaching steps were cereals, breads, pasta and starchy vegetables (100%), non-starchy vegetables (95%), meat and eggs (85%) and legumes (70%). There was low supply of milk and dairy products for early childhood education and absence for the elementary school. The menu offered to elementary school presented close to the desirable by the method, but it is suggested that changes be made mainly about the preparations rich in sugar and the supply of biscuits on the menu of children's education.
Palavra-chave: Alimentação escolar
AQPC- Escola
Avaliação de cardápio
Palavra-chave em lingua estrangeira: School meals
AQPC- School
Evaluation menu
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Nutrição (FANUT)
Curso: Nutrição - CUC
Referência: MAURO, Thayná Yara Ribeiro. Avaliação qualitativa das preparações do cardápio em uma escola de uma rede municipal de ensino no Estado de Mato Grosso. 2016. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) – Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Nutrição, Cuiabá, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/146
Data defesa documento: 22-Set-2016
Aparece na(s) coleção(ções):Nutrição - Bacharelado

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