Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1480
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Fatores associados ao abandono do tratamento da tuberculose pulmonar
Autor(es): Marques, Ana Lúcia Alves
Orientador(a): Santos, Débora Aparecida da Silva
Membro da Banca: Santos, Débora Aparecida da Silva
Membro da Banca: Mattos, Magda de
Membro da Banca: Goulart, Letícia Silveira
Resumo : Analisar os fatores associados ao abandono do tratamento dos casos novos de tuberculose pulmonar. Método: Estudo quantitativo, transversal, descritivo e de série histórica. A coleta de dados foi realizada por meio do Sistema de Informações sobre Agravos de Notificação. Realizou-se análise descritiva dos dados e para verificar associações, foram utilizados testes Qui-quadrado e Exato de Fisher nos casos em que as frequências esperadas foram menores que 5. Foram estimados odds ratio (OR) e intervalos de 95% de confiança. Resultados: Foram notificados 584 casos de tuberculose pulmonar, destes 8,56% abandonaram o tratamento. O perfil dos casos de abandono foi: sexo masculino (62%), faixa etária de 15 a 59 anos (94%), raça parda (54%), ensino fundamental completo e/ou incompleto (48%), residentes na zona urbana (90%), exame para HIV negativo (72%), não alcoolistas (68%), não tabagistas (18%), não diabéticos (45%), sem transtorno mental (92%) sem outras patologias (78%) e que realizaram tratamento diretamente observado (TDO) (56%). Houve significância estatística na faixa etária adulta e realização do TDO, sendo estes, fatores associados ao abandono do tratamento neste estudo. Conclusão: os resultados possibilitaram um diagnóstico dos casos do abandono do tratamento de tuberculose, sugerindo estratégias de prevenção para garantir adesão ao tratamento desta doença.
Palavra-chave: Tuberculose
Terapêutica
Epidemiologia
Recusa do paciente ao tratamento
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUR - Rondonopólis
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN) – Rondonópolis
Curso: Enfermagem - CUR
Referência: MARQUES, Ana Lúcia Alves. Fatores associados ao abandono do tratamento da tuberculose pulmonar. 2019. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e Naturais, Rondonópolis, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1480
Data defesa documento: 23-Ago-2019
Aparece na(s) coleção(ções):Enfermagem - Rondonópolis

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_TCC_Ana Lúcia Alves Marques.pdf1.13 MBAdobe PDFVer/Abrir
Autorizações_Ana Lúcia Alves Marques.pdf1.05 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.