Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1486
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Alessandra Dalbello de-
dc.creatorFuzinatto, Pollyanna da Silva-
dc.date.accessioned2019-11-14T20:49:31Z-
dc.date.available2019-08-30-
dc.date.available2019-11-14T20:49:31Z-
dc.date.issued2019-08-23-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Alessandra Dalbello de; FUZINATTO, Pollyanna da Silva. O uso da metodologia ativa pelos cursos de graduação em enfermagem: uma revisão integrativa. 2019. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e Naturais, Rondonópolis, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/1486-
dc.description.abstractTo evaluate the evidence available in the Brazilian literature on the active methodology strategies used by undergraduate nursing courses from 2008 to 2019. Method: An integrative review was performed in the, LILACS, BDENF and MEDLINE databases, with the question guiding: How has been the use of Active Methodologies by undergraduate nursing courses in Brazil? The descriptors employed in the search were: problem-based learning, nursing, active learning. Results: After applying the inclusion and exclusion criteria, 29 studies were selected for analysis and synthesis. The main strategies used by the undergraduate courses were Problem Based Learning, the Charles de Maguerez Arch and the use of the Case Study. Conclusion: In the present integrative review, it was observed the importance of using innovative active methodologies for the professional formation of nurses, in order to stimulate the search for knowledge.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rosa Maria Santos (rosi_marsantos@yahoo.com.br) on 2019-11-14T20:49:07Z No. of bitstreams: 2 2019_TCC_Alessandra Dalbello de Oliveira_e_Pollyanna da Silva Fuzinatto.pdf: 414276 bytes, checksum: 9babd13441e326edecc1c639470b87d7 (MD5) Autorizações_Alessandra Dalbello de Oliveira_e_Pollyanna da Silva Fuzinatto.pdf: 1013921 bytes, checksum: 4cac46712d23e747f24cf8a136593657 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rosa Maria Santos (rosi_marsantos@yahoo.com.br) on 2019-11-14T20:49:31Z (GMT) No. of bitstreams: 2 2019_TCC_Alessandra Dalbello de Oliveira_e_Pollyanna da Silva Fuzinatto.pdf: 414276 bytes, checksum: 9babd13441e326edecc1c639470b87d7 (MD5) Autorizações_Alessandra Dalbello de Oliveira_e_Pollyanna da Silva Fuzinatto.pdf: 1013921 bytes, checksum: 4cac46712d23e747f24cf8a136593657 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-14T20:49:31Z (GMT). No. of bitstreams: 2 2019_TCC_Alessandra Dalbello de Oliveira_e_Pollyanna da Silva Fuzinatto.pdf: 414276 bytes, checksum: 9babd13441e326edecc1c639470b87d7 (MD5) Autorizações_Alessandra Dalbello de Oliveira_e_Pollyanna da Silva Fuzinatto.pdf: 1013921 bytes, checksum: 4cac46712d23e747f24cf8a136593657 (MD5) Previous issue date: 2019-08-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO uso da metodologia ativa pelos cursos de graduação em enfermagem : uma revisão integrativapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Sudré, Mayara Rocha Siqueira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1345038591665046pt_BR
dc.contributor.referee1Sudré, Mayara Rocha Siqueira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1345038591665046pt_BR
dc.description.resumoAvaliar as evidências disponíveis na literatura brasileira sobre as estratégias de metodologia ativa utilizadas pelos cursos de graduação em enfermagem no período de 2008 a 2019. Método: Realizou-se uma revisão integrativa nas bases de dados, LILACS, BDENF, MEDLINE tendo com questão norteadora: Como tem sido a utilização das Metodologias Ativas por cursos de graduação em enfermagem no Brasil? Os descritores empregados na busca foram: aprendizagem baseada em problemas, enfermagem, aprendizagem ativa. Resultados: Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão foram selecionados 29 estudos para análise e síntese. Identificaram –se como as principais estratégias utilizadas pelos cursos de graduação a Aprendizagem Baseada em Problemas, o Arco de Charles de Maguerez e o uso do Estudo de Caso. Conclusão: Na presente revisão integrativa, observou-se a importância do uso de metodologias ativas inovadoras para a formação profissional do enfermeiro, de maneira a estimular a busca pelo conhecimento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN) – Rondonópolispt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUR - Rondonopólispt_BR
dc.publisher.programEnfermagem - CURpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMpt_BR
dc.subject.keywordEnfermagempt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem ativapt_BR
dc.subject.keywordSaúdept_BR
dc.subject.keyword2Nursingpt_BR
dc.subject.keyword2Problem-based learningpt_BR
dc.subject.keyword2Active learningpt_BR
dc.subject.keyword2Healthpt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Enfermagem - Rondonópolis



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.