Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1486
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O uso da metodologia ativa pelos cursos de graduação em enfermagem : uma revisão integrativa
Autor(es): Oliveira, Alessandra Dalbello de
Fuzinatto, Pollyanna da Silva
Orientador(a): Sudré, Mayara Rocha Siqueira
Membro da Banca: Sudré, Mayara Rocha Siqueira
Resumo : Avaliar as evidências disponíveis na literatura brasileira sobre as estratégias de metodologia ativa utilizadas pelos cursos de graduação em enfermagem no período de 2008 a 2019. Método: Realizou-se uma revisão integrativa nas bases de dados, LILACS, BDENF, MEDLINE tendo com questão norteadora: Como tem sido a utilização das Metodologias Ativas por cursos de graduação em enfermagem no Brasil? Os descritores empregados na busca foram: aprendizagem baseada em problemas, enfermagem, aprendizagem ativa. Resultados: Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão foram selecionados 29 estudos para análise e síntese. Identificaram –se como as principais estratégias utilizadas pelos cursos de graduação a Aprendizagem Baseada em Problemas, o Arco de Charles de Maguerez e o uso do Estudo de Caso. Conclusão: Na presente revisão integrativa, observou-se a importância do uso de metodologias ativas inovadoras para a formação profissional do enfermeiro, de maneira a estimular a busca pelo conhecimento.
Resumo em lingua estrangeira: To evaluate the evidence available in the Brazilian literature on the active methodology strategies used by undergraduate nursing courses from 2008 to 2019. Method: An integrative review was performed in the, LILACS, BDENF and MEDLINE databases, with the question guiding: How has been the use of Active Methodologies by undergraduate nursing courses in Brazil? The descriptors employed in the search were: problem-based learning, nursing, active learning. Results: After applying the inclusion and exclusion criteria, 29 studies were selected for analysis and synthesis. The main strategies used by the undergraduate courses were Problem Based Learning, the Charles de Maguerez Arch and the use of the Case Study. Conclusion: In the present integrative review, it was observed the importance of using innovative active methodologies for the professional formation of nurses, in order to stimulate the search for knowledge.
Palavra-chave: Enfermagem
Aprendizagem baseada em problemas
Aprendizagem ativa
Saúde
Palavra-chave em lingua estrangeira: Nursing
Problem-based learning
Active learning
Health
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUR - Rondonopólis
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN) – Rondonópolis
Programa: Enfermagem - CUR
Referência: OLIVEIRA, Alessandra Dalbello de; FUZINATTO, Pollyanna da Silva. O uso da metodologia ativa pelos cursos de graduação em enfermagem: uma revisão integrativa. 2019. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e Naturais, Rondonópolis, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1486
Data defesa documento: 23-Aug-2019
Aparece na(s) coleção(ções):Enfermagem - Rondonópolis



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.