Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1501
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O financiamento da saúde e o advento das parcerias público-privadas em Cuiabá, Mato Grosso
Autor(es): Lima, Guilherme Prado
Orientador(a): Palos, Cassia Maria Carraco
Membro da Banca: Palos, Cassia Maria Carraco
Resumo : O financiamento do SUS, a queda do número de beneficiários dos planos de saúde, o tamanho da rede assistencial, a combinação desses e outros fatores podem ter agravado a crise da saúde pública no Brasil, gerando um transbordo e demanda reprimida, contribuindo para intensificar mecanismos de mercantilização da saúde, resultando no surgimento dos estabelecimentos com o apelo publicitário de clínicas populares de saúde. Este trabalho refere-se a uma investigação sobre o financiamento da saúde na cidade de Cuiabá, no período de 2010 a 2017. Pretende-se examinar possíveis fatores que influenciaram o advento das chamadas clínicas populares, incluindo um exame da convivência entre o sistema público e o sistema assistencial privado em saúde na cidade de Cuiabá. Como método para obtenção dos dados, utilizou-se o recorte investigativo e exploratório que se baseia em dados secundários provenientes de sistemas de informação gerenciados pelos três entes federados: federal, estadual e municipal. A presente pesquisa produz informações que suscita reflexões sobre o financiamento do SUS, pelas alterações na legislação que organizam os recursos, que vai além de um recorte sobre a ainda persistente crise econômica, como também sobre a questão estrutural, pois estímulos à iniciativa privada persistem, como endossa a própria normatização dos estabelecimentos privados de saúde com apelo dos preços populares.
Palavra-chave: Financiamento da saúde
Parcerias público-privadas
Sistema Único de Saúde
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Saúde Coletiva (ISC)
Curso: Saúde Coletiva - CUC
Referência: LIMA, Guilherme Prado. O financiamento da saúde e o advento das parcerias público-privadas em Cuiabá, Mato Grosso. 2018. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Saúde Coletiva) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Saúde Coletiva, Cuiabá, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1501
Data defesa documento: 8-Mar-2018
Aparece na(s) coleção(ções):Saúde Coletiva - Bacharelado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2018_Guilherme Prado Lima.pdf673.19 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.