Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/153
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O lugar da saúde nos processos de licenciamento ambiental do estado de Mato Grosso : estudo de caso
Autor(es): Medeiros, Elisângela Farias Lima
Orientador(a): Leão, Luís Henrique da Costa
Coorientador: Atanaka, Marina
Resumo : Considerando a importância da avaliação dos impactos à saúde decorrentes dos processos de licenciamento ambiental, este trabalho descreve os procedimentos realizados no licenciamento ambiental de pequenas centrais hidrelétricas no estado de Mato Grosso, identificando os métodos de avaliação em saúde realizados no Estudo de Impacto Ambiental e os principais impactos à saúde provocados pelo empreendimento analisado-se pela importância do estudo dos efeitos dos impactos socioambientais causados pela liberação de projetos que ameaçam o ambiente ecologicamente equilibrado. A metodologia utilizada foi a elaboração de um estudo de caso de natureza exploratória a partir da análise dos documentos apresentados para o processo de licenciamento ambiental da PCH Bocaiúva. Através de estudos constatou-se a necessidade de detalhamento do EIA através de um instrumento que considere a saúde de forma ampliada. A Avaliação de Impacto à Saúde se mostrou um instrumento capaz de analisar os impactos a saúde de forma mais abrangente inserindo os aspectos de saúde da população. Conclui-se que o lugar da saúde no processo estudado é restrito necessitando ampliar esta visão para além de causa-efeito afim de perceber os impactos causados na saúde das populações.
Palavra-chave: Saúde e ambiente
Fontes Geradoras de energia
Estudo de impacto ambiental
Empreendimento de alto impacto
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Saúde Coletiva (ISC)
Curso: Saúde Coletiva - CUC
Referência: MEDEIROS, Elisângela Farias Lima. O lugar da saúde nos processos de licenciamento ambiental do estado de Mato Grosso: estudo de caso. 2016. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Saúde Coletiva) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Saúde Coletiva, Cuiabá, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/153
Data defesa documento: 4-Out-2016
Aparece na(s) coleção(ções):Saúde Coletiva - Bacharelado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2016_Elisângela Farias Lima Medeiros.pdf861.25 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.