Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1631
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A indiciplina no contexto de ensino e da aprendizagem no ambiante da escola Norberto Shwantes
Autor(es): CARVALHO, Eduardo Silva
Orientador(a): SOUZA, Mauro José de
Membro da Banca: SOUZA, Mauro José de
Membro da Banca: NETO, Anibal Monteiro de Magalhães
Membro da Banca: GUIRRA, Frederico Jorge Saad
Resumo : O estudo analisou através de professores e estudantes, os processos de indisciplina na escola Norberto Shwantes. Trata-se de uma pesquisa de campo de caráter exploratório, com abordagem qualitativa, onde 27 alunos constituíram a amostragem por compor turmas com maior incidência de atitudes consideradas indisciplinadas. A amostra também foi composta por 11 docentes que lecionam para os estudantes selecionados, escolhidos aleatoriamente. Os dados foram coletados através da Escala de Avaliação da Indisciplina na Educação Física Escolar, um questionário fechado, adaptado para este estudo, contendo 15 afirmativas envolvendo a indisciplina escolar. A análise dos dados obedeceu às orientações da escala Likert, sendo tabulados a partir de três classes. Os resultados obtidos atestam que, segundo os docentes a maior causa da indisciplina está relacionado à família, seguido das atitudes dos alunos. Estes, por sua vez, assumiram a responsabilidade pelas atitudes de indisciplina, afirmando ainda ser a relação professor/aluno a segunda causa da indisciplina escolar. O estudo sugere maior aprofundamento sobre a temática, associado a um maior diálogo entre professores, alunos e família.
Resumo em lingua estrangeira: The study analyzed through teachers and students, the processes of indiscipline in the school Norberto Shwantes. This is an exploratory field research, with a qualitative approach, in which 27 students constituted the sample by composing groups with higher incidence of attitudes considered to be undisciplined. The sample was also composed of 11 teachers who teach to the selected students, chosen at random. Data were collected through the Indiscipline Assessment Scale in School Physical Education, a closed questionnaire, adapted for this study, containing 15 statements involving school indiscipline. Data analysis followed the Likert scale guidelines, being tabulated from three classes. The results show that, according to the teachers, the greatest cause of indiscipline is related to the family, followed by the students' attitudes. These, in turn, assumed responsibility for attitudes of indiscipline, still affirming that the teacher / student relationship is the second cause of school indiscipline. The study suggests a deeper understanding of the subject, associated with a greater dialogue between teachers, students and the family.
Palavra-chave: Indisciplina
Aluno
Professor
Família
Escola
Palavra-chave em lingua estrangeira: Indiscipline
Student
Teacher
Family
School
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUA - Araguaia
Departamento: Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaia
Programa: Educação Física - CUA
Referência: CARVALHO, Eduardo Silva. A indiciplina no contexto de ensino e da aprendizagem no ambiante da escola Norberto Shwantes. 2019. 38 f. TCC (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Pontal do Araguaia, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1631
Data defesa documento: 4-Apr-2019
Aparece na(s) coleção(ções):Educação Física - Araguaia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2019_Eduardo Silva Carvalho.pdf652.91 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.