Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1632
Tipo documento: Artigo
Título: A INTERDISCIPLINARIDADE PELO ESPORTE DE ORIENTAÇÃO A INTERFACE ENTRE EDUCAÇÃO FÍSICA E A MATEMÁTICA: EXPERIÊNCIA VIVIDA POR UM PIBIDIANO
Autor(es): KARAJA, Geferson Idaruna Lima
Orientador(a): NETO, Anibal Monteiro de Magalhães
Membro da Banca: ASSIS, Rodrigo Amancio de
Membro da Banca: ARAUJO, Nayara Costa
Resumo : O Esporte de Orientação é um esporte que utiliza mapas e com o uso da bússola a pessoa deve percorrer o trajeto delimitado, passando por pontos pré-determinados no mapa tendo como meta percorrer todo trajeto passando por todos os pontos descritos no mapa. Assim, Tivemos como intuito de demonstrar neste trabalho como a corrida de orientação pode auxiliar o professor de matemática dentro da interdisciplinaridade. Com isso, os alunos puderam vivenciar e solucionar problemas complexos, utilizando apenas mapa para deslocamento em espaço conhecido (Quadra Poliesportiva) usando apenas as mudanças de direção possibilitando que os alunos criassem suas estratégias de forma lúdica para alcançarem seus objetivos. No segundo momento da aula, queríamos saber qual seria o entendimento desses alunos sobre ângulos matemáticos para fazer o mesmo trajeto. Nossos resultados mostraram que os alunos souberam utilizar o mapa e completar o trajeto criado no ambiente escolar. No entanto, o entendimento sobre a utilização dos ângulos matemáticos para realizar a mesma tarefa os alunos não sabiam como proceder. Dessa forma, identificamos que o conceito de ângulo matemático está sendo pouco aplicado. Por outro lado, vimos que podemos utilizar o Esporte de Orientação como ferramenta interdisciplinar no aprendizado dos alunos com problemas na matemática através da educação física. Contribuindo assim, para a melhor qualidade de ensino.
Resumo em lingua estrangeira: El Deporte de Orientación es un deporte que utiliza mapas y con el uso de la brújula la persona debe recorrer el trazado delimitado, pasando por puntos predeterminados en el mapa teniendo como meta recorrer todo trayecto pasando por todos los puntos descritos en el mapa. Así, tuvimos como propósito de demostrar en este trabajo cómo la carrera de orientación puede auxiliar al profesor de matemáticas dentro de la interdisciplinaridad. Con eso, los alumnos pudieron vivenciar y solucionar problemas complejos, utilizando sólo mapa para deslomento en espacio conocido (Quadra Poliesportiva) usando apenas los cambios de dirección posibilitando que los alumnos crear sus estrategias de forma lúdica para alcanzar sus objetivos. En el segundo momento de la clase, queríamos saber cuál sería el entendimiento de esos alumnos sobre ángulos matemáticos para hacer el mismo trayecto. Nuestros resultados mostraron que los alumnos supieron utilizar el mapa y completar el trayecto creado en el ambiente escolar. Sin embargo, el entendimiento sobre la utilización de los ángulos matemáticos para realizar la misma tarea los alumnos no sabían cómo proceder. De esta forma, identificamos que el concepto de ángulo matemático está siendo poco aplicado. Por otro lado, vimos que podemos utilizar el Deporte de Orientación como herramienta interdisciplinaria en el aprendizaje de los alumnos con problemas en las matemáticas a través de la educación física. Contribuyendo así a la mejor calidad de enseñanza
Palavra-chave: esporte orientação
educação fisica
matemática
Ângulos
indisiplinaridade
Palavra-chave em lingua estrangeira: Deporte Orientación
Educación Física
matemáticas
Ángulos
Interdisciplinariedad
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaia
Programa: Educação Física - CUA
Referência: KARAJA, Geferson Idaruma Lima. A interdisciplinaridade pelo esporte de orientação interface entre a educação física e a matemática:experiência vivida por um pibidiano. 2019. 58 f. TCC (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Pontal do Araguaia, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1632
Data defesa documento: 19-Apr-2019
Aparece na(s) coleção(ções):Educação Física - Araguaia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2019_GEFERSON IDARUMA LIMA KARAJA.pdf1.16 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.