Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1633
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCruz, Guibison da Silva-
dc.date.accessioned2020-02-07T00:04:27Z-
dc.date.available2019-04-15-
dc.date.available2020-02-07T00:04:27Z-
dc.date.issued2019-04-08-
dc.identifier.citationCRUZ, Guibison da Silva. Práticas de ensido de educação física em duas escolas estaduais de Barra do Garças/MT. 2019. 50 f. TCC (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Pontal do Araguaia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/1633-
dc.description.abstractThe purpose of this study was to analyze the teaching of the contents of Physical Education among the students who attend High School in two State Schools of Barra do Garças / MT. The research problem consists of: How are the contents of Physical Education being taught to students who attend High School in two State Schools of Barra do Garças / MT? For this, we seek to understand the history of physical education in education; specify the laws that regulate the teaching of Physical Education, especially in High School and; identify the contents proposed for High School. For this, we use qualitative research and observation procedures, semi-structured interviews and document analysis. The study shows that the contents taught are based on the National Curricular Parameters, the Curricular Orientations for the Secondary School and the Political-Pedagogical Project, allowing some autonomy of the teachers. The main difficulties for the development of the discipline are related to physical conditions, especially in relation to physical space and didacticpedagogical resources. In addition, the reduced hourly load, a weekly lesson, allows little deepening of the contents transmitted by the teacher, which could contribute to the formation of critical, conscious and active subjects in society.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Geraldo Silva (gerald@bol.com.br) on 2020-02-07T00:04:27Z No. of bitstreams: 1 TCC_2019_Guibison da Silva Cruz.pdf: 1052794 bytes, checksum: e46ab8b612bd7f126ae593bcc248182f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-02-07T00:04:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2019_Guibison da Silva Cruz.pdf: 1052794 bytes, checksum: e46ab8b612bd7f126ae593bcc248182f (MD5) Previous issue date: 2019-04-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePráticas de ensino de educação física em duas escolas estaduais de Barra do Garças/MTpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.advisor1Marzari, Marilene-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6325658035293539pt_BR
dc.contributor.referee1Guirra, Frederico Jorge Saad-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1529623142626012pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Mauro José de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6373606398388352pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6062041234637701pt_BR
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo analisar o ensino dos conteúdos da Educação Física junto aos alunos que frequentam o Ensino Médio em duas Escolas Estaduais de Barra do Garças/MT. O problema de pesquisa consiste em: Como os conteúdos de Educação Física estão sendo ensinados para os alunos que frequentam o Ensino Médio em duas Escolas Estaduais de Barra do Garças/MT? Para tal, buscamos compreender a história da educação física na educação; especificar as legislações que regulamentam o ensino da Educação Física, principalmente no Ensino Médio e; identificar os conteúdos propostos para o Ensino Médio. Para isso, utilizamos da pesquisa qualitativa e dos procedimentos de observação, de entrevista semiestruturada e de análise de documentos. O estudo mostra que os conteúdos ensinados baseiam-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais, nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio e no Projeto Político-Pedagógico, permitindo certa autonomia dos professores. As principais dificuldades para o desenvolvimento da disciplina relacionam-se com as condições físicas, principalmente em relação ao espaço físico e recursos didáticopedagógicos. Além disso, a reduzida carga-horária, uma aula semanal, permite pouco aprofundamento dos conteúdos transmitidos pelo professor, que poderiam contribuir com a formação de sujeitos críticos, conscientes e atuantes na sociedade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programEducação Física - CUApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.subject.keywordEducação Físicapt_BR
dc.subject.keywordEnsino Médiopt_BR
dc.subject.keywordConteúdospt_BR
dc.subject.keywordEnsinopt_BR
dc.subject.keyword2Physical Educationpt_BR
dc.subject.keyword2High schoolpt_BR
dc.subject.keyword2Contentspt_BR
dc.subject.keyword2Teachingpt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Educação Física - Araguaia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2019_Guibison da Silva Cruz.pdf1.03 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.