Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1650
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Custo adaptativo e herança da resistência de Spodoptera frugiperda (J.E. Smith, 1797) (Lepidoptera: Noctuidae) ao inseticida Chlorantraniliprole
Autor(es): Carvalho, João Paulo Lazzeris
Orientador(a): Pitta, Rafael Major
Coorientador: Corassa, Janaina de Nadai
Membro da Banca: Pitta, Rafael Major
Membro da Banca: Corassa, Janaina de Nadai
Membro da Banca: Ferreira, Fátima Teresinha Rampelotti
Resumo : Spodoptera frugiperda (J.E. Smith 1797) (Lepidoptera: Noctuidae) é considerada a praga mais importante na cultura do milho (Zea mays), e devido as suas características bióticas como a polifagia, essa praga está presente também em outras culturas de grande importância econômica como soja, algodão e gramíneas em geral. Como seu controle é realizado predominantemente pelo uso de inseticidas, existe uma intensa pressão de seleção de indivíduos resistentes. Existem inúmeros casos de resistência de S. frugiperda a inseticidas de diferentes grupos químicos, incluindo o chlorantraniliprole, uma diamida registrada comercialmente no ano de 2007. Devido a seu mecanismo de ação esse inseticida alia grande eficácia no controle de lepidópteros com segurança ambiental e alta seletividade aos inimigos naturais. Portanto, trata-se de um inseticida importante para os programas de manejo integrado de pragas. Desta forma, o conhecimento dos fatores genéticos relacionados a resistência como dominância genética e custo adaptativo são de grande importância pois permitem estabelecer estratégias para mitigar possíveis problemas da resistência. Objetivou-se com este estudo (a) caracterizar a herança da resistência de S. frugiperda ao inseticida chlorantraniliprole e (b) verificar a presença de um custo adaptativo associado a resistência. Foram utilizadas duas populações de S. frugiperda, uma suscetível (Sus) e outra resistente (Chloran-res), além da obtenção de seus cruzamentos recíprocos (♀SusXChloran-res♂; e ♀Chloran-resXSus♂). Bioensaios de curva resposta contendo oito concentrações (entre 0,0654 e 1047,12 μg cm-2) do inseticida chlorantraniliprole foram realizados. Os dados de mortalidade após 72 horas foram submetidos a análise de Probit para estimação da Concentração Letal para 50% dos indivíduos - CL50. Para o bioensaio de custo adaptativo individualizou-se 200 indivíduos de cada linhagem. Foram avaliados os parâmetros: sobrevivência larval, peso médio de pupa, períodos de neonata a pupa e neonata a emergência do adulto, longevidade e porcentagem de emergência dos adultos, razão sexual e número de ovos. A linhagem resistente (Chloran-res) selecionada a campo foi posteriormente submetida a duas pressões de seleção. A baixa razão de resistência dos cruzamentos entre suscetíveis e resistentes demostraram que não há dominância dessa característica genética. Entre os parâmetros avaliados, não foi constatado custo adaptativo da linhagem resistente.
Palavra-chave: Diamidas
Resistência à inseticidas
Lagarta do cartucho
Milho
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUS - Sinop
Departamento: Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais (ICAA) – Sinop
Programa: Agronomia - CUS
Referência: CARVALHO, João Paulo Lazzeris. Custo adaptativo e herança da resistência de Spodoptera frugiperda (J.E. Smith, 1797) (Lepidoptera: Noctuidae) ao inseticida Chlorantraniliprole. 2019. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais, Sinop, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1650
Data defesa documento: 29-Jul-2019
Aparece na(s) coleção(ções):Agronomia - Sinop

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-2019-JOÃO PAULO LAZZERIS CARVALHO.pdf861.61 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.