Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1668
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A produção do conhecimento em dança em periódicos da Educação Física: Um recorte a partir da região centro-oeste
Autor(es): AYRES, Lauryane Pereira
Orientador(a): MARANI, Vitor Hugo
Membro da Banca: RODRIGUES, Minéia Carvalho
Membro da Banca: SOUZA, Mauro José de
Resumo : Este estudo investigou a produção do conhecimento em dança em periódicos da Educação Física, na região centro-oeste com o intuito de problematizar como essa manifestação corporal é tematizada nos mesmos. O estudo apresenta uma pesquisa de caráter bibliográfico e abordagem quantitativa, com recorte para a disseminação científica do referido assunto junto a três revistas da região centro-oeste, entre os estratos B2 e B5. A partir da investigação, foram encontrados sessenta e dois artigos, dentre eles cinquenta e nove publicados em duas revistas de estrato B2, e três publicados em uma revista de estrato B5. Da análise temática, foram identificadas oito categorias, quais sejam: Dança e Educação; Dança e Cultura; Dança e Deficiência; Dança e Gênero; Dança e Idosos; Dança e Processos Criativos; Dança e Atividade Física e Resenhas sobre Dança; o que auxilia no desenho do panorama de como a dança tem sido tematizada na em periódicos da região centro-oeste brasileira.
Resumo em lingua estrangeira: Este estudio investigó la producción del conocimiento en danza en periódicos de la Educación Física, en la región centro-oeste con el propósito de problematizar cómo esa manifestación corporal es tematizada en los mismos. El estudio presenta una investigación de carácter bibliográfico y abordaje cuantitativo, con recorte para la diseminación científica del referido asunto junto a tres revistas de la región centro-oeste, entre los estratos B2 y B5. A partir de la investigación, se encontraron sesenta y dos artículos, entre ellos cincuenta y nueve publicados en dos revistas de estrato B2, y tres publicados en una revista de estrato B5. Del análisis temático, se identificaron ocho categorías, que son: Danza y Educación; Danza y Cultura; Danza y Discapacidad; Danza y Género; Danza y Ancianos; Danza y Procesos Creativos; Danza y Actividad Física y Reseñas sobre Danza; lo que auxilia en el diseño del panorama de cómo la danza ha sido tematizada en las revistas de la región centro-oeste brasileña.
Palavra-chave: Dança
Produção do conhecimento
Educação Física
Palavra-chave em lingua estrangeira: danza
Producción de conocimiento
Educación Física
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUA - Araguaia
Departamento: Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaia
Programa: Educação Física - CUA
Referência: AYRES, Lauryane Pereira. A produção do conhecimento em dança em periódicos da Educação Física: Um recorte a partir da região centro-oeste. 2019. 40 f. TCC (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Pontal do Araguaia, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1668
Data defesa documento: 1-Apr-2019
Aparece na(s) coleção(ções):Educação Física - Araguaia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2019_Lauryane Pereira Ayres.pdf739.39 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.