Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/1668
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A produção do conhecimento em dança em periódicos da Educação Física: Um recorte a partir da região centro-oeste |
Autor(es): | Ayres, Lauryane Pereira |
Orientador(a): | Marani, Vitor Hugo |
Membro da Banca: | Rodrigues, Minéia Carvalho |
Membro da Banca: | Souza, Mauro José de |
Resumo : | Este estudo investigou a produção do conhecimento em dança em periódicos da Educação Física, na região centro-oeste com o intuito de problematizar como essa manifestação corporal é tematizada nos mesmos. O estudo apresenta uma pesquisa de caráter bibliográfico e abordagem quantitativa, com recorte para a disseminação científica do referido assunto junto a três revistas da região centro-oeste, entre os estratos B2 e B5. A partir da investigação, foram encontrados sessenta e dois artigos, dentre eles cinquenta e nove publicados em duas revistas de estrato B2, e três publicados em uma revista de estrato B5. Da análise temática, foram identificadas oito categorias, quais sejam: Dança e Educação; Dança e Cultura; Dança e Deficiência; Dança e Gênero; Dança e Idosos; Dança e Processos Criativos; Dança e Atividade Física e Resenhas sobre Dança; o que auxilia no desenho do panorama de como a dança tem sido tematizada na em periódicos da região centro-oeste brasileira. |
Resumo em lingua estrangeira: | Este estudio investigó la producción del conocimiento en danza en periódicos de la Educación Física, en la región centro-oeste con el propósito de problematizar cómo esa manifestación corporal es tematizada en los mismos. El estudio presenta una investigación de carácter bibliográfico y abordaje cuantitativo, con recorte para la diseminación científica del referido asunto junto a tres revistas de la región centro-oeste, entre los estratos B2 y B5. A partir de la investigación, se encontraron sesenta y dos artículos, entre ellos cincuenta y nueve publicados en dos revistas de estrato B2, y tres publicados en una revista de estrato B5. Del análisis temático, se identificaron ocho categorías, que son: Danza y Educación; Danza y Cultura; Danza y Discapacidad; Danza y Género; Danza y Ancianos; Danza y Procesos Creativos; Danza y Actividad Física y Reseñas sobre Danza; lo que auxilia en el diseño del panorama de cómo la danza ha sido tematizada en las revistas de la región centro-oeste brasileña. |
Palavra-chave: | Dança Produção do conhecimento Educação Física |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | danza Producción de conocimiento Educación Física |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUA - Araguaia |
Departamento: | Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaia |
Curso: | Educação Física - CUA |
Referência: | AYRES, Lauryane Pereira. A produção do conhecimento em dança em periódicos da Educação Física: Um recorte a partir da região centro-oeste. 2019. 40 f. TCC (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Pontal do Araguaia, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/1668 |
Data defesa documento: | 1-Abr-2019 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Educação Física - Araguaia |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2019_Lauryane Pereira Ayres.pdf | 739.39 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.