Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1669
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBitencourt, Lennon Gomes-
dc.date.accessioned2020-03-04T23:10:04Z-
dc.date.available2019-04-16-
dc.date.available2020-03-04T23:10:04Z-
dc.date.issued2019-04-02-
dc.identifier.citationBITENCOURT, Lennon Gomes. Educação Física e Estudos Culturais: um mapeamento a partir do portal de pariódicos da capes. 2019. 37 f. TCC (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Pontal do Araguaia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/1669-
dc.description.abstractThe objective of this research was to investigate the theme of Cultural Studies in the production of knowledge in Physical Education from indexed journals in the Capes (Periodics) Platform in order to (re) know how this field of studies has been appropriated by said area. Specifically, the research was concerned with: a) studying Cultural Studies from its genesis and development; b) understand how cultural studies are related to the area of Brazilian physical education; and, c) understand how Cultural Studies are thematized from the production of knowledge in Physical Education in Brazil. Methodologically, he carried out a bibliographical survey based on the search capability of the Plataforma Periódicos Capes, which led to the finding of 31 articles that point to the analogy of the study. These studies were categorized into four themes: curriculum and education; gender and sexuality; media and comunication; and others. Was noted the importance and the relevance of Cultural Studies in Physical Education as mediator bridge, to help the most complexes relationships that we found along this academic path, as also society as a whole.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Geraldo Silva (gerald@bol.com.br) on 2020-03-04T23:10:04Z No. of bitstreams: 1 TCC_2019_Lennon Gomes Bitencourt.pdf: 1094191 bytes, checksum: d2f294069db7fb1ec480347e078f5a71 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-04T23:10:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2019_Lennon Gomes Bitencourt.pdf: 1094191 bytes, checksum: d2f294069db7fb1ec480347e078f5a71 (MD5) Previous issue date: 2019-04-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEducação Física e Estudos Culturais: um mapeamento a partir do portal de pariódicos da capespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Marani, Vitor Hugo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2961782683090337pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Mauro José de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6373606398388352pt_BR
dc.contributor.referee2Mezacasa, Douglas Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0909460967773201pt_BR
dc.description.resumoO pesquisa objetivou investigar a tematização dos Estudos Culturais na produção de conhecimento em Educação Física a partir de periódicos indexados na Plataforma Periódicos Capes a fim de (re)conhecer como esse campo de estudos tem sido apropriado pela referida área. Especificamente, a pesquisa preocupou-se em: a) estudar os Estudos Culturais a partir de sua gênese e desenvolvimento; b) entender como os Estudos Culturais estão relacionados com a área da educação física brasileira; e, c) compreender como os Estudos Culturais são tematizados a partir da produção de conhecimento em Educação Física no Brasil. Metodologicamente, realizou levantamento bibliográfico a partir do recurso de buscas da Plataforma Periódicos Capes, o que levou a constatação de 31 artigos que apontam para a analogia do estudo. Tais estudos foram categorizados em quatro temáticas: currículo e educação; gênero e sexualidade; mídia e comunicação; e, outros. Foi notado a importância e a relevância dos Estudos Culturais na Educação Física como ponte mediadora, para ajudar nas mais complexas relações que encontramos ao longo desse percurso acadêmico, como também na sociedade como um todo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUA - Araguaiapt_BR
dc.publisher.programEducação Física - CUApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.subject.keywordconhecimentopt_BR
dc.subject.keywordeducação fisicapt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keyword2Knowledgept_BR
dc.subject.keyword2Physical Educationpt_BR
dc.subject.keyword2Educationpt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Educação Física - Araguaia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2019_Lennon Gomes Bitencourt.pdf1.07 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.