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Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Transmutação : espaço não formal de aprendizagem para promoção da educação em saúde
Autor(es): Oliveira, Wislaine Cardoso de
Orientador(a): Rezende, Lorenna Cardoso
Coorientador: Silva, Clarianna Martins Baicere
Membro da Banca: Rezende, Lorenna Cardoso
Membro da Banca: Cavalcanti, Pacífica Pinheiro
Membro da Banca: Battirola, Leandro Dênis
Resumo : Os Programas de Saúde Pública atuais apresentam uma abordagem preventiva e de promoção da saúde para o bem estar social dos indivíduos. O foco da abordagem preventiva, na maioria da vezes, é centrado na doença, enquanto, a promoção da saúde leva em consideração o bem estar físico, mental e social e não apenas a mera ausência de doença, como estabelecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Além do mais, nesses programas o indivíduo devem ser ativos no processo de ensino-aprendizagem. As exposições científicas são espaços não formais de educação. O processo de ensino nesses ambientes permite ao participante ter autonomia na aprendizagem, desenvolvimento de criticidade e ser um principal responsável pela busca do conhecimento. Assim, a exposição “Comer para viver” foi uma ação de extensão na Universidade Federal do Mato Grosso, Campus Sinop, aberta ao público, cujo o tema abordado foi o sistema digestório humano e alimentação saudável. O presente estudo teve como objetivo verificar se a visitação à essa exposição contribuiu para despertar no sujeito a consciência corporal, a sensibilização para adotarem hábitos saudáveis e a alfabetização científica. Para isso, foi realizado uma pesquisa exploratória e descritiva com abordagem qualitativa. Os participantes da pesquisa foram 31 alunos com idade entre 12 a 13 anos, cursando o sétimo ano do ensino fundamental da Escola Estadual Djalma Guilherme da Silva localizada no município de Sinop-MT, os quais visitaram a exposição científica. A coleta de dados foi realizada por meio de Roda de Conversa, mantendo a formação dos mesmos grupos do dia da visita, sendo respectivamente, 5, 9 e 9 integrantes por grupo, respeitando os critérios de exclusão estabelecidos. Utilizou-se a metodologia da análise de conteúdo para, a partir dos registros coletados constituírem o corpus de análise e proceder a elaboração de uma interpretação do fenômeno. Pelos relatos coletados na Roda de Conversa percebeu-se que a visitação contribuiu de forma significativa para o aprendizado, ou seja, quando os sujeitos foram estimulados para aprender utilizando exemplos cotidianos, eles responderam de maneira positiva. Os resultados encontrados na pesquisa foram satisfatórios, visto que os integrantes dos grupos interagiam entre si para responder as perguntas norteadoras. Todos os grupos souberam a localização anatômica dos órgãos e suas respectivas funções. Foi observado que se apropriaram dos conceitos científicos, inclusive, alguns sujeitos relataram que reproduziram o que foi aprendido para a sua família. Outro fator importante foi o uso da ludicidade para explicar conceitos aprendidos por alguns sujeitos. Os participantes expressaram ter uma dieta equilibrada e também sabiam a importância desse hábito de vida. Assim, conclui-se que a exposição “Comer para viver” foi um importante veículo de divulgação científica em saúde.
Resumo em lingua estrangeira: Public health programs have a preventive and health-promoting approach to the social well being of individuals. The focus of the preventive approach is often disease-centered, while health promotion takes into account physical, mental and social well-being and not just an absence of disease, such as established by the World Health Organization (WHO). In addition, programs must be active in the teaching-learning process. Scientific exemplars are non-formal spaces of education. The teaching process in the domains allows the participant to have autonomy in learning, development of criticality and to be one of the main responsible for the search for knowledge. Thus, the campaign “Eating for a living” was an extension action at the Federal University of Mato Grosso, Campus Sinop, with the public, whose theme addressed was the human digestive system and healthy eating. The present study aimed to verify if a body organism has a conscience contributing to the absence of body conscience, an awareness for the adoption of healthy habits and a scientific literacy. For this, an exploratory and descriptive research with qualitative approach was performed. The research participants were 31 students aged 12 to 13 years, attending the seventh grade of elementary school Djalma Guilherme da Silva State School located in the municipality of Sinop-MT, who visited the scientific exhibition. Data collection was performed through the Conversation Wheel, maintaining the formation of the same groups on the day of the visit, being respectively 5, 9 and 9 members per group, respecting the established exclusion criteria. The methodology of content analysis was used to, from the collected records constitute the corpus of analysis and proceed to the elaboration of an interpretation of the phenomenon. From the reports collected in the Conversation Wheel it was noticed that the visitation contributed significantly to the learning, that is, when the subjects were stimulated to learn using everyday examples, they responded positively. The results found in the research were satisfactory, since the members of the groups interacted with each other to answer the guiding questions. All groups knew the anatomical location of the organs and their respective functions. It was observed that they appropriated the scientific concepts, even some subjects reported that they reproduced what was learned for their family. Another important factor was the use of playfulness to explain concepts learned by some subjects. Participants expressed a balanced diet and also knew the importance of this lifestyle. Thus, it is concluded that the exhibition “Eating for a living” was an important vehicle for scientific dissemination in health.
Palavra-chave: Aprendizagem em museu
Educação em saúde
Exposição científica
Palavra-chave em lingua estrangeira: Museum learning
Health education
Scientific exhibition
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUS - Sinop
Departamento: Institutos de Ciências da Saúde (ICS) – Sinop
Curso: Enfermagem - CUS
Referência: OLIVEIRA, Wislaine Cardoso de. Transmutação : espaço não formal de aprendizagem para promoção da educação em saúde. 2019. 119f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências da Saúde, Sinop, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1677
Data defesa documento: 26-Jul-2019
Aparece na(s) coleção(ções):Enfermagem - Sinop

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